Show simple item record

dc.contributor.author Sousa, Zenaura
dc.contributor.author Crusoé, Nilma Margarida de Castro
dc.date.accessioned 2023-01-26T04:20:49Z
dc.date.available 2023-01-26T04:20:49Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation SOUSA, Z.; CRUSOÉ, N. . A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO NA PESQUISA QUALITATIVA: práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de Cordeiros-Bahia. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 161–178, 2022. DOI: 10.14295/momento.v31i03.14305. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14305. Acesso em: 23 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2316-3100
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10582
dc.description.abstract Neste artigo objetivamos evidenciar a técnica de Análise de Conteúdo que utilizamos para analisarmos os dados da pesquisa qualitativa “práticas de formação continuada para as coordenadoras do município de Cordeiros-Bahia”. Como a pesquisa exige umcaminho robusto para que o investigador tenha êxito na obtenção das respostas para suas indagações e na busca por alcançar os objetivos propostos, sentimos a necessidade de iniciarmos esse trabalho expondo o tipo de pesquisa e sua estruturação para a compreensão do processo investigativo para depois descrevermos o caminho que percorremos para analise dos dados. Como aporte teórico, respaldamos nos escritos de Amado (2017), Creswell (2010), Crusoé (2014), Bardin (2011), Bogdan e Biklin (1994), Gil (2002), Lakatos e Marconi (2010), Martins e Bicudo (1994), Minayo (1994; 2001 e 2002) e Triviños (1987). Os resultados apontam que a Análise de Conteúdo configura-se como uma metodologia que segue uma organização específica a qual permite ao pesquisador um passo-a-passo (caminho) a seguir para a realização de sua investigação. Além disso, foi possível perceber que essa técnica produz resultados significativos na pesquisa de abordagem qualitativa, no campo das ciências sociais. pt_BR
dc.description.abstract In this article we intend to highlight the technique of Content Analysis that we used to analyze data from the qualitative research “continuous training practices for coordinators in the municipality of Cordeiros-Bahia”. As the investigation requires a robust path for the researcher to succeed in obtaining the answers to his questions and in the search to achieve the proposed objectives, we feel the need to start this work by exposing the type of investigation and its structure to Comprehension of the investigative process and so we describethe path we take to analyze the data. As a theoretical contribution, we support the writings of Amado (2017), Creswell (2010), Crusoé (2014), Bardin (2011), Bogdan and Biklin (1994), Gil (2002), Lakatos and Marcone (2010), Martins and Bicudo (1994), Minayo (1994, 2001 and 2002) and Triviños (1987). The results indicate that content Analysis is configured as a methodology that follows a specific organization that allows the researcher an step by step (path) to follow to carry out his investigation. Furthermore, it was possible to perceive that this technique produces significant results in investigations with a qualitative approach, in the field of social sciences. pt_BR
dc.description.abstract En este artículo pretendemos destacar la técnica de Análisis de Contenido que utilizamos para analizar datos de la investigación cualitativa “prácticas de formación continua para coordinadores en el municipio de Cordeiros-Bahia”. Como la investigación requiere de un camino robusto para que el investigador logre obtener las respuestas a sus interrogantes y en la búsqueda de alcanzar los objetivos propuestos, sentimos la necesidad de iniciar este trabajo exponiendo el tipo de investigación y su estructura a la Comprensión del proceso investigativo y luego describimos el camino que tomamos para analizar los datos. Como aporte teórico, apoyamos los escritos de Amado (2017), Creswell (2010), Crusoé (2014), Bardin (2011), Bogdan y Biklin (1994), Gil (2002), Lakatos y Marconi (2010), Martins y Bicudo (1994), Minayo (1994, 2001 y 2002) y Triviños (1987). Los resultados indican que Análisis de Contenido se configura como una metodología que sigue una organización específica que le permite al investigador un paso a paso (camino) a seguir pararealizar su investigación. Además, fue posible percibir que esta técnica produce resultados significativos en investigaciones con enfoque cualitativo, en el campo de las ciencias sociales. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Técnica pt_BR
dc.subject Análise de Conteúdo pt_BR
dc.subject Pesquisa qualitativa pt_BR
dc.subject Technique pt_BR
dc.subject Content Analysis pt_BR
dc.subject Qualitative Investigation pt_BR
dc.subject Análisis de Contenido pt_BR
dc.subject Investigación Cualitativa pt_BR
dc.title A técnica de análise de conteúdo na pesquisa qualitativa: Práticas de formação continuada para as coordenadoras pedagógicas do município de cordeiros-bahia pt_BR
dc.title.alternative The content analysis technique in qualitative research: continuing education practices for pedagogical coordinators in the municipality of cordeiros-bahia pt_BR
dc.title.alternative La técnica de análisis de contenido en la investigación cualitativa: prácticas de formación continua para coordinadores pedagógicos del municipio de cordeiros-bahia pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/momento.v31i03.14305 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record