dc.contributor.author |
Silva, José Rodolfo Lopes da |
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dc.date.accessioned |
2023-01-26T04:22:51Z |
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dc.date.available |
2023-01-26T04:22:51Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, J. R.L. “JAMIE, PARE DE ESPERAR PERMISSÃO PARA SER VOCÊ.”: : POSSIBILIDADES DE (RE)EXISTÊNCIAS EM ARTEFATOS CULTURAIS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 341–368, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12681. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12681. Acesso em: 25 jan. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2358-8853 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10584 |
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dc.description.abstract |
Aos 16 anos de idade Jamie decide se tornar uma drag queen e ir à sua formatura usando um vestido. Desdobramentos no cotidiano com a escola, amigas/os e família nos levam a refletir acerca dos saberes, olhares e relações que vimos (re)constituindo acerca das masculinidades, homossexualidades masculinas, práticas e espaços para aquelas/es que não estão em conformidade com a norma. Baseado no documentário Jamie: Drag Queen at 16 - Jamie: Drag Queen aos 16 anos, em uma tradução livre -, o musical Everybody’s Talking About Jamie - Todo Mundo Está Falando Sobre Jamie, em uma tradução livre - aposta na celebração da diversidade ao invés de sua classificação e inferiorização. Sujeitos LGBTTI+ constantemente passam por violências, físicas e simbólicas, mostrando a importância da representatividade nas produções culturais. Investimentos que oportunizam debates para (re)construção de olhares, saberes e imaginários estigmatizados. Busco discutir sobre o papel pedagógico de produções culturais me ancorando nas contribuições de Michel Foucault, da perspectiva pós- estruturalista, dos estudos feministas e de masculinidades. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A los 16 años Jamie decide convertirse en drag queen e ir a su graduación con un vestido. Los desarrollos en la vida cotidiana con la escuela, amigos y familiares nos llevan a reflexionar sobre los conocimientos, miradas y relaciones que hemos visto (re) constituir sobre masculinidades, homosexualidades masculinas, prácticas y espacios para quienes no se ajustan a la norma. . Basado en el documental Jamie: Drag Queen at 16, el musical Everybody's Talking About Jamie apuesta por la celebración de la diversidad en lugar de su clasificación e inferioridad. Los sujetos LGBTTI + experimentan constantemente violencia, física y simbólica, mostrando la importancia de la representatividad en las producciones culturales. Inversiones que brinden debates para la (re) construcción de visiones, conocimientos e imaginaciones estigmatizados. Busco discutir el papel pedagógico de las producciones culturales ancándome en las contribuciones de Michel Foucault, desde la perspectiva postestructuralista, desde los estudios feministas y de masculinidad. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
At the age of 16 Jamie decides to become a drag queen and go to his graduation party wearing a dress. Developments in daily life with the school, friends and family lead us to reflect on the knowledge, looks and relationships we have been (re)constituting about masculinities, male homosexualities, practices and spaces for those who are not in conformity with the norm. Based on the documentary Jamie: Drag Queen at 16, the musical Everybody’s Talking About Jamie bets on the celebration of diversity instead of its classification and inferiority. LGBTTI + subjects constantly experience violence, physical and symbolic, showing the importance of representativeness in cultural productions. Investments that provide debates for the (re)construction of stigmatized views, knowledge and imaginations. I seek to discuss the pedagogical role of cultural productions by anchoring myself on the contributions of Michel Foucault, from the post-structuralist perspective, from feminist and masculinity studies. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Artefatos culturais |
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dc.subject |
Educação |
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dc.subject |
Masculinidades |
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dc.subject |
Identidades |
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dc.subject |
(Re)construção |
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dc.subject |
Artefactos culturales |
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dc.subject |
Educación |
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dc.subject |
(Re)construcción |
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dc.subject |
Cultural artifacts |
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dc.subject |
Education |
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dc.subject |
Masculinities |
pt_BR |
dc.subject |
Identities |
pt_BR |
dc.subject |
(Re)construction |
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dc.title |
“Jamie, pare de esperar permissão para ser você.”: possibilidades de (re)existências em artefatos culturais |
pt_BR |
dc.title.alternative |
"Jamie, deja de esperar el permiso para ser tú". posibilidades de (re) existencias en artefactos culturales |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Jamie, stop waiting for permission to be you.”: possibilities of (re) existences in cultural artifacts |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v9iEspecial.12681 |
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