dc.contributor.author |
Santana, Thaís Santos |
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dc.contributor.author |
Souza, Marcos Lopes de |
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dc.date.accessioned |
2023-01-27T05:18:03Z |
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dc.date.available |
2023-01-27T05:18:03Z |
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dc.date.issued |
2021 |
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dc.identifier.citation |
SANTANA, T. S.; SOUZA, M. L. “A SENHORA FALA, FALA O QUE É TRAVESTI, E EU AINDA NÃO ENTENDI”: AS DISCUSSÕES SOBRE A TRANSGENERIDADE E A INVISIBILIDADE TRAVESTI EM UMA ESCOLA NO CAMPO . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 231–256, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12680. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12680. Acesso em: 25 jan. 2023. |
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dc.identifier.issn |
2358-8853 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10594 |
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dc.description.abstract |
Neste trabalho adentramos um contexto ainda pouco explorado nas pesquisas, o campo, que, embora mantenha um fluxo com a cidade, apresenta singularidades. Dessa maneira, investigamos os discursos sobre sexualidade construídos em uma escola municipal no campo, localizada em Jequié-BA. Para atingir esse objetivo, acompanhamos a professora regente e as(os) estudantes na disciplina Educação para Sexualidade durante uma unidade escolar (cerca de três meses). No início da observação participante, alguns/algumas discentes nos relataram que gostariam de entender melhor sobre as identidades não cisgêneras e os processos discriminatórios. Percebemos que os(as) discentes desconheciam a identidade travesti, o que pode estar relacionado ao não contato com elas. Sobre as mulheres e homens trans, elas(es) associaram às pessoas midiáticas como, por exemplo, Glamour Garcia, Thammy Miranda e o personagem Ivan
da novela “A Força do Querer” da rede Globo. Houve quem discordasse do uso do nome social pelas travestis e mulheres e homens trans. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
En este artículo abordamos un contexto aún poco explorado en las investigaciónes academicas, el campo, aunque este tenga contacto con la cultura de la ciudad, presenta singularidades. Por esta razón, investigamos los discursos sobre la sexualidad construidos en una escuela municipal del campo, ubicada en la ciudad de Jequié-BA. Para lograr este objetivo, acompañamos y observamos al profesor titular y a los alumnos de la asignatura Educación Sexual, durante el primer trimestre escolar. Al principio de la observación, algunos alumnos nos dijeron que les gustaría entender mejor las identidades no cisgénero y los procesos discriminatorios. Observamos que los alumnos no conocían la identidad travesti, lo que puede estar relacionado con la falta de contacto con ellos. Sobre las mujeres y los hombres transexuales, los asociaron a personajes famosos, por ejemplo, Glamour Garcia, Thammy Miranda y el personaje Ivan de la telenovela "A Força do Querer" de la empresa Globo. Hubo quienes no estuvieron de acuerdo con el uso del nombre social por parte de travestis y mujeres y hombres trans. |
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dc.description.abstract |
In this article we approached a context that is still a little explored in academic researches, the countryside, although it has contact with the city's culture, presents singularities. Therefore, we investigate the discourses on sexuality constructed in a municipal school in the countryside, located in Jequié-BA. To achieve this goal, we followed the regular teacher and the students in the subject Sexuality Education, during the first school quarter. At the beginning of the observation, some students told us they would like to understand better about non-cisgender identities and the discriminatory processes. We noticed that the students did not know about the transvestite identity, which may be related to the lack of contact with them. About transsexual women and men, they associated them to famous people, for example, Glamour Garcia, Thammy Miranda and the character Ivan from the soap opera "A Força do Querer" from Globo company. There were those who disagreed with the use of the social name by transvestites and trans women and men. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
educação para sexualidade |
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dc.subject |
escola no campo |
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dc.subject |
travesti |
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dc.subject |
transgênera |
pt_BR |
dc.subject |
educación sexual |
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dc.subject |
escuela rural |
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dc.subject |
transgénero |
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dc.subject |
sexuality education |
pt_BR |
dc.subject |
rural school |
pt_BR |
dc.subject |
transvestite |
pt_BR |
dc.subject |
transgender |
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dc.title |
“A senhora fala, fala o que é travesti, e eu ainda não entendi”: as discussões sobre a transgeneridade e a invisibilidade travesti em uma escola no campo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Señora, usted habla y habla que es travesti y yo todavía no entiendo": las discusiones sobre la transgeneridad y la invisibilidad travesti en una escuela rural |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Lady, you say and say what is transvestite and i still don’t understand it”: the discussions on transgenerity and transvestite invisibility in a rural school |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v9iEspecial.12680 |
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