dc.contributor.author |
Esteves, Andréia Schlick |
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dc.contributor.author |
Prestes, Liliane Madruga |
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dc.date.accessioned |
2023-01-30T18:32:25Z |
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dc.date.available |
2023-01-30T18:32:25Z |
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dc.date.issued |
2020 |
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dc.identifier.citation |
ESTEVES, A. S.; PRESTES, L. M. GÊNERO E DIVERSIDADE: ESTADO DA ARTE DAS AÇÕES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO IFRS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 610–627, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11509. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11509. Acesso em: 28 jan. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2358-8853 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10603 |
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dc.description.abstract |
O artigo apresenta os dados parciais da pesquisa, a qual teve como objetivo o
mapeamento do estado da arte da abordagem de questões relacionadas a gênero e
sexualidade no espaço educativo da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica
(EPT), em particular, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Rio Grande do Sul - IFRS. Para tanto, em um primeiro momento, efetuamos a
revisão de literatura e a análise documental das políticas educacionais que orientam a
EPT. Na sequência, foi feito o levantamento de ações de ensino, pesquisa e extensão
desenvolvidas no âmbito do IFRS durante o período de janeiro/2014 a maio/2019. Os
resultados demonstram os avanços e, ao mesmo tempo, aponta os desafios para a
abordagem de tais temáticas nos diversos níveis e modalidades de ensino, em particular,
no contexto da educação profissional. Como exemplo, destacamos o avanço gradativo
nas políticas institucionais voltadas à equidade de gênero e, ao mesmo tempo,
destacamos a necessidade de consolidação e articulação dos núcleos de ações
afirmativas. Entre estes, destacamos os Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e
Sexualidade, os quais desempenham um papel imprescindível para potencializar e
subsidiar as ações de ensino, pesquisa e extensão nos diversos campus. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El artículo presenta los datos parciales de la investigación, que tuvo como objetivo
mapear el estado del arte en el abordaje de temas relacionados con el género y la
sexualidad en el espacio educativo de la Educación Profesional, Técnica y Tecnológica
(EPT), en particular, en el ámbito del Instituto. Instituto Federal de Educación, Ciencia
y Tecnología de Rio Grande do Sul - IFRS. Para ello, en un primer momento,
realizamos la revisión de la literatura y el análisis documental de las políticas educativas
que orientan la EPT. A continuación, se realizó un relevamiento de las acciones de
docencia, investigación y extensión realizadas bajo el alcance de las IFRS durante el
período enero / 2014 a mayo / 2019. Los resultados evidencian los avances y, al mismo
tiempo, señalan los desafíos para el abordaje de dichos temas en los diferentes niveles y
modalidades de enseñanza, en particular, en el contexto de la formación profesional.
Como ejemplo, destacamos el avance paulatino de las políticas institucionales
orientadas a la equidad de género y, al mismo tiempo, destacamos la necesidad de
consolidación y articulación de los núcleos de acción afirmativa. Entre ellos,
destacamos los Centros de Estudios e Investigaciones en Género y Sexualidad, que
juegan un papel fundamental en la mejora y subvención de las acciones de docencia,
investigación y extensión en los distintos campus. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The article presents the partial data of the research, which aimed to map the state of the
art in addressing issues related to gender and sexuality in the educational space of
Vocational, Technical and Technological Education (EFA), in particular, within the
scope of the Institute Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio
Grande do Sul - IFRS. To do so, at first, we performed the literature review and the
documentary analysis of the educational policies that guide EFA. Following, a survey of
teaching, research and extension actions carried out under the scope of IFRS was carried
out during the period from January / 2014 to May / 2019. The results demonstrate the
advances and, at the same time, points out the challenges for the approach of such
themes at the different levels and modalities of teaching, in particular, in the context of
professional education. As an example, we highlight the gradual advance in institutional
policies aimed at gender equity and, at the same time, we highlight the need for
consolidation and articulation of the affirmative action nuclei. Among these, we
highlight the Centers for Studies and Research in Gender and Sexuality, which play an
essential role in enhancing and subsidizing teaching, research and extension actions on
the various campuses. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ações afirmativas |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
IFRS |
pt_BR |
dc.subject |
Acciones afirmativas |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidad |
pt_BR |
dc.subject |
Affirmative actions |
pt_BR |
dc.subject |
Diversity |
pt_BR |
dc.title |
Gênero e diversidade: estado da arte das ações de ensino, pesquisa e extensão no IFRS |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Género y diversidad: estado del arte de acciones docentes, investigación y extensión en IFRS |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Gender and diversity: state of the art of teaching actions, research and extension in IFRS |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v8i2.11509 |
pt_BR |