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dc.contributor.author Esteves, Andréia Schlick
dc.contributor.author Prestes, Liliane Madruga
dc.date.accessioned 2023-01-30T18:32:25Z
dc.date.available 2023-01-30T18:32:25Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation ESTEVES, A. S.; PRESTES, L. M. GÊNERO E DIVERSIDADE: ESTADO DA ARTE DAS AÇÕES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO IFRS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 610–627, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11509. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11509. Acesso em: 28 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10603
dc.description.abstract O artigo apresenta os dados parciais da pesquisa, a qual teve como objetivo o mapeamento do estado da arte da abordagem de questões relacionadas a gênero e sexualidade no espaço educativo da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica (EPT), em particular, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. Para tanto, em um primeiro momento, efetuamos a revisão de literatura e a análise documental das políticas educacionais que orientam a EPT. Na sequência, foi feito o levantamento de ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no âmbito do IFRS durante o período de janeiro/2014 a maio/2019. Os resultados demonstram os avanços e, ao mesmo tempo, aponta os desafios para a abordagem de tais temáticas nos diversos níveis e modalidades de ensino, em particular, no contexto da educação profissional. Como exemplo, destacamos o avanço gradativo nas políticas institucionais voltadas à equidade de gênero e, ao mesmo tempo, destacamos a necessidade de consolidação e articulação dos núcleos de ações afirmativas. Entre estes, destacamos os Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade, os quais desempenham um papel imprescindível para potencializar e subsidiar as ações de ensino, pesquisa e extensão nos diversos campus. pt_BR
dc.description.abstract El artículo presenta los datos parciales de la investigación, que tuvo como objetivo mapear el estado del arte en el abordaje de temas relacionados con el género y la sexualidad en el espacio educativo de la Educación Profesional, Técnica y Tecnológica (EPT), en particular, en el ámbito del Instituto. Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rio Grande do Sul - IFRS. Para ello, en un primer momento, realizamos la revisión de la literatura y el análisis documental de las políticas educativas que orientan la EPT. A continuación, se realizó un relevamiento de las acciones de docencia, investigación y extensión realizadas bajo el alcance de las IFRS durante el período enero / 2014 a mayo / 2019. Los resultados evidencian los avances y, al mismo tiempo, señalan los desafíos para el abordaje de dichos temas en los diferentes niveles y modalidades de enseñanza, en particular, en el contexto de la formación profesional. Como ejemplo, destacamos el avance paulatino de las políticas institucionales orientadas a la equidad de género y, al mismo tiempo, destacamos la necesidad de consolidación y articulación de los núcleos de acción afirmativa. Entre ellos, destacamos los Centros de Estudios e Investigaciones en Género y Sexualidad, que juegan un papel fundamental en la mejora y subvención de las acciones de docencia, investigación y extensión en los distintos campus. pt_BR
dc.description.abstract The article presents the partial data of the research, which aimed to map the state of the art in addressing issues related to gender and sexuality in the educational space of Vocational, Technical and Technological Education (EFA), in particular, within the scope of the Institute Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul - IFRS. To do so, at first, we performed the literature review and the documentary analysis of the educational policies that guide EFA. Following, a survey of teaching, research and extension actions carried out under the scope of IFRS was carried out during the period from January / 2014 to May / 2019. The results demonstrate the advances and, at the same time, points out the challenges for the approach of such themes at the different levels and modalities of teaching, in particular, in the context of professional education. As an example, we highlight the gradual advance in institutional policies aimed at gender equity and, at the same time, we highlight the need for consolidation and articulation of the affirmative action nuclei. Among these, we highlight the Centers for Studies and Research in Gender and Sexuality, which play an essential role in enhancing and subsidizing teaching, research and extension actions on the various campuses. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ações afirmativas pt_BR
dc.subject Diversidade pt_BR
dc.subject IFRS pt_BR
dc.subject Acciones afirmativas pt_BR
dc.subject Diversidad pt_BR
dc.subject Affirmative actions pt_BR
dc.subject Diversity pt_BR
dc.title Gênero e diversidade: estado da arte das ações de ensino, pesquisa e extensão no IFRS pt_BR
dc.title.alternative Género y diversidad: estado del arte de acciones docentes, investigación y extensión en IFRS pt_BR
dc.title.alternative Gender and diversity: state of the art of teaching actions, research and extension in IFRS pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8i2.11509 pt_BR


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