A BNCC e o componente curricular de história – entre competências e habilidades, como ficam as questões de gênero?

Baptista, Bruna Cruz

Abstract:

 
A partir da pesquisa “Investigando a importância do não dito – gênero e mulheres no livro didático de História”, buscamos analisar uma coleção de livros didáticos de história, aprovada pelo PNLD 2020, a partir do gênero como categoria de análise, com o propósito de visualizar como se apresentam as relações de gênero e o seu conceito. Por meio da seleção e exploração de uma das coleções aprovadas compreendemos que os livros didáticos que chegam às escolas estão diretamente relacionados às propostas das políticas públicas educacionais vigentes, como o PNLD e a BNCC. Sendo este um documento a nível nacional, uma coleção baseada nele, muito também pode nos dizer sobre as diretrizes nacionais sobre determinados assuntos. Buscamos com este trabalho apresentar uma síntese dos dados extraídos pela análise da BNCC, em que damos destaque como o tema das relações de gênero é abordado ou não neste documento norteador da educação.
 
Mediante la investigación “Investigando la importancia de lo no dicho – género y mujeres en el libro didáctico de historia”, buscamos analizar una colección de libros didácticos de historia, aprobados por el PNLD 2020, con base en el género como categoría de análisis, con el propósito de visualizar cómo se presentan las relaciones de género. Por medio del exploración de la coleccione, entendemos que los libros que llegan a las escuelas están directamente relacionados con las propuestas de políticas públicas educativas, como el PNLD y la BNCC. Como se trata de un documento nacional, una colección basada en él, muchas cosas también pueden decirnos sobre las directrices nacionales sobre determinados temas. Con este trabajo buscamos presentar una síntesis de los datos extraídos por el análisis del BNCC, en el que destacamos cómo se aborda o no el tema de las relaciones de género en este documento que orienta la educación.
 
From the research “Investigating the importance of the unsaid – gender and women in the history textbook”, we seek to analyze a collection of history textbooks, approved by PNLD 2020, from gender as a category of analysis, with the purpose of visualizing how gender relations and their concept are presented. Through the selection and exploration of one of the approved collections we understand that the textbooks that arrive at schools are directly related to the proposals of the current educational public policies, such as the PNLD and the BNCC. As this is a national document, a collection based on it, a lot can also tell us about national guidelines on certain subjects. With this work we seek to present a synthesis of the data extracted by the analysis of the BNCC, in which we highlight how the theme of gender relations is addressed or not in this education guidance document.
 

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