dc.contributor.advisor |
Morais, Edvânia Batista de |
|
dc.contributor.author |
Silva, Francisco Vieira da |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-07T23:37:04Z |
|
dc.date.available |
2023-02-07T23:37:04Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, F. V; MORAIS, E. B. REFLEXOS NEOLIBERAIS: discursos sobre o trabalho em coleções didáticas de Projeto de Vida do Novo Ensino Médio Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 298–315, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14120. Acesso em: 27 jan. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2316-3100 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10623 |
|
dc.description.abstract |
O artigo analisa coleções didáticas de Projeto de Vida, com o intuito de investigar como os discursos sobre o trabalho presentes nesses materiais didáticos articulam-se com a racionalidade neoliberal, a qual matizou todo o processo de reconfiguração curricular pelo qualpassou o ensinobrasileiro nos últimos anos, notadamente no que se refere ao Novo Ensino Médio (NEM) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O aparato teórico ancora-se, especialmente, em Michel Foucault esuas teorizações emtorno do discurso, do enunciado e nas reflexões sobre o neoliberalismo. O corpusé formado por enunciados extraídos de três coleções didáticas de Projeto de Vida, aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021. A partir da análise, foi possível constatar que os discursos produzidos estão alinhados à racionalidade neoliberal, pois defendem valores relativos à flexibilidade, resiliência e concorrência. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The article analyzes teaching collections of Life Project, in order to investigate how the discourses about the work present in these teaching materials are articulated with neoliberal rationality, which nuanced the whole process of curricular reconfiguration that Brazilian High School has undergone in recent years, especially with regard to the New High School (NEM) and the Common National Curricular Base (BNCC). The theoretical framework is especially anchored in Michel Foucaultand your theoriesabout discourse, statement and reflections on neoliberalism. The research corpus is formed by statements extracted from three teaching collections of Life Project, approved in the National Book and Teaching Material Program (PNLD), 2021 edition. From the analysis, it was possible to see that produced speeches are in agreement with neoliberalism thought, since they defend values related to flexibility, resilience and competition. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El artículo analiza colecciones didácticas de Proyecto de Vida, con el fin de indagar cómo los discursos sobre el trabajo presentes en estos materiales didácticos se articulan con la racionalidad neoliberal, que matizó todo el proceso de reconfiguración curricular que atravesó la escuela secundaria en los últimos años, en particular con respecto a la Nueva Escuela Secundaria (NEM) y la BaseNacional Común Curricular (BNCC). El aparato teórico está anclado, especialmente, en Michel Foucault y suas teorías sobre el discurso, la enunciación y las reflexiones sobre el neoliberalismo. El corpus está formado por enunciados extraídos de tres colecciones didácticas del Proyecto de Vida, aprobado en el Programa Nacional de Libros y Material Didáctico (PNLD), edición 2021. A partir del análisis, fue posible verificar que los discursos producidos están alineados con la racionalidad neoliberal ya que defienden valores relacionados con la flexibilidad, la resiliencia y la competencia. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Discourse |
pt_BR |
dc.subject |
Work |
pt_BR |
dc.subject |
High School |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberalism |
pt_BR |
dc.subject |
Trabajo |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela secundaria |
pt_BR |
dc.title |
Reflexos neoliberais: Discursos sobre o trabalho em coleções didáticas de projeto de vida do novo ensino médio |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/momento.v31i03.14120 |
pt_BR |