dc.contributor.author |
Fialho, Lia Machado Fiuza |
|
dc.contributor.author |
Costa, Maria Aparecida Alves da |
|
dc.contributor.author |
Leite, Hugo de Oliveira |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-09T17:49:36Z |
|
dc.date.available |
2023-02-09T17:49:36Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
FIALHO, L. M. F.; COSTA, M. A. A.; LEITE, H. O. Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015). Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 01, p. 203–227, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13775. Acesso em: 1 fev. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2316-3100 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10649 |
|
dc.description.abstract |
A pesquisa insere-se no campo da história da educação e traz à baila a biografia da professora universitária Margarete Sampaio. O objetivo foi compreender como se deu a trajetória formativa da professora freireana Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga e sua inserção no magistério superior na interface com o contexto educacional cearense (1970-2015). Trata-se de uma pesquisa do tipo biográfica que se ampara teoricamente na História Cultural e metodologicamente na História Oral, tendo como objeto de estudo as narrativas da professora, que foram coletadas mediante entrevistas gravadas, transcritas e validadas. Os resultados revelam que Margarete Sampaio iniciou seu processo de escolarização em escolas isoladas no interior do Ceará e, posteriormente, ao mudar-se para Fortaleza, concluiu o ensino primário e secundário em grupos escolares, lançando luz ao importante contexto deorganização da educação pública no Ceará. O segundo grau foi realizado no curso técnico em Administração. Cursou Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação. Sua experiência em escolas estaduais de educação básica, assim como sua atuação em nível superior como professora temporária de universidades públicas e privadas, contribuiu para a sua docência como efetiva na educação superior inspirada nos princípios de Paulo Freire. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The research is part of the field of the history of education and brings up the biography ofuniversity professor Margarete Sampaio. The objective was to understand the formative trajectory oftheFreireanteacherMariaMargareteSampaiodeCarvalhoBraga andherinsertioninhighereducationin the interface with the Ceará educational context (1970-2015). This is biographical research that istheoretically supported by Cultural History and methodologically by Oral History, having as an objectof study the teacher's narratives, which were collected through interviews -recorded, transcribed, andvalidated. The results show that Margarete Sampaio started her schooling process in isolated schools inthe interior of Ceará and later, when shemoved to Fortaleza,completed primary and secondaryeducation in school groups, shedding light on the important context of public education organization inthe Ceará. The second degree was conducted in the technical course in Administration. He studiedPedagogy,MastersandDoctorateinEducation.Herexperienceinstateschoolsofbasiceducation,as well as her work at a higher level as a temporary teacher at public and private universities, contributedtohereffectiveteachinginhighereducation,inspiredby PauloFreire'sprinciples. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
La investigación forma parte del campo de la historia de la educación y trae a colación labiografía de la profesora universitaria Margarete Sampaio. El objetivo fue comprender la trayectoriaformativa de la maestra freireana Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga y su inserción en laeducación superior en la interfaz con el contexto educativo cearense (1970-2015). Se trata de unainvestigaciónbiográficaquesesustentateóricamenteenlaHistoriaCulturalymetodológicamenteenlaHistoriaOral,teniendocomoobjetodeestudiolasnarrativasdeladocente,lascualesfueronrecolectadas a través de entrevistas -grabadas, transcritas y validadas. Los resultados muestran queMargareteSampaioiniciósuprocesodeescolarizaciónenescuelasaisladasdelinteriordeCearáyluego,cuandosemudóaFortaleza,completólaeducaciónprimariaysecundariaengruposescolares,arrojandoluzsobreelimportantecontextodeorganizacióndelaeducaciónpúblicaenCeará.Lasegundatitulaciónse realizó en el curso técnico de Administración. Estudió Pedagogía y Maestría y Doctorado enEducación.Suexperienciaenescuelaspúblicasdeeducaciónbásica,asícomosulaborennivelsuperiorcomodocenteenuniversidadespúblicas yprivadas, contribuyeronasueficazdocenciaenlaeducaciónsuperior,inspiradaenlosprincipios de Paulo Freire. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Margarete Sampaio |
pt_BR |
dc.subject |
Biografia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Docente |
pt_BR |
dc.subject |
Biography |
pt_BR |
dc.subject |
Women's Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Training |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de la mujer |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.title |
Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015) |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/momento.v31i01.13775. |
pt_BR |