Show simple item record

dc.contributor.author Fialho, Lia Machado Fiuza
dc.contributor.author Costa, Maria Aparecida Alves da
dc.contributor.author Leite, Hugo de Oliveira
dc.date.accessioned 2023-02-09T17:49:36Z
dc.date.available 2023-02-09T17:49:36Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation FIALHO, L. M. F.; COSTA, M. A. A.; LEITE, H. O. Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015). Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 01, p. 203–227, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13775. Acesso em: 1 fev. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2316-3100
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10649
dc.description.abstract A pesquisa insere-se no campo da história da educação e traz à baila a biografia da professora universitária Margarete Sampaio. O objetivo foi compreender como se deu a trajetória formativa da professora freireana Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga e sua inserção no magistério superior na interface com o contexto educacional cearense (1970-2015). Trata-se de uma pesquisa do tipo biográfica que se ampara teoricamente na História Cultural e metodologicamente na História Oral, tendo como objeto de estudo as narrativas da professora, que foram coletadas mediante entrevistas gravadas, transcritas e validadas. Os resultados revelam que Margarete Sampaio iniciou seu processo de escolarização em escolas isoladas no interior do Ceará e, posteriormente, ao mudar-se para Fortaleza, concluiu o ensino primário e secundário em grupos escolares, lançando luz ao importante contexto deorganização da educação pública no Ceará. O segundo grau foi realizado no curso técnico em Administração. Cursou Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação. Sua experiência em escolas estaduais de educação básica, assim como sua atuação em nível superior como professora temporária de universidades públicas e privadas, contribuiu para a sua docência como efetiva na educação superior inspirada nos princípios de Paulo Freire. pt_BR
dc.description.abstract The research is part of the field of the history of education and brings up the biography ofuniversity professor Margarete Sampaio. The objective was to understand the formative trajectory oftheFreireanteacherMariaMargareteSampaiodeCarvalhoBraga andherinsertioninhighereducationin the interface with the Ceará educational context (1970-2015). This is biographical research that istheoretically supported by Cultural History and methodologically by Oral History, having as an objectof study the teacher's narratives, which were collected through interviews -recorded, transcribed, andvalidated. The results show that Margarete Sampaio started her schooling process in isolated schools inthe interior of Ceará and later, when shemoved to Fortaleza,completed primary and secondaryeducation in school groups, shedding light on the important context of public education organization inthe Ceará. The second degree was conducted in the technical course in Administration. He studiedPedagogy,MastersandDoctorateinEducation.Herexperienceinstateschoolsofbasiceducation,as well as her work at a higher level as a temporary teacher at public and private universities, contributedtohereffectiveteachinginhighereducation,inspiredby PauloFreire'sprinciples. pt_BR
dc.description.abstract La investigación forma parte del campo de la historia de la educación y trae a colación labiografía de la profesora universitaria Margarete Sampaio. El objetivo fue comprender la trayectoriaformativa de la maestra freireana Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga y su inserción en laeducación superior en la interfaz con el contexto educativo cearense (1970-2015). Se trata de unainvestigaciónbiográficaquesesustentateóricamenteenlaHistoriaCulturalymetodológicamenteenlaHistoriaOral,teniendocomoobjetodeestudiolasnarrativasdeladocente,lascualesfueronrecolectadas a través de entrevistas -grabadas, transcritas y validadas. Los resultados muestran queMargareteSampaioiniciósuprocesodeescolarizaciónenescuelasaisladasdelinteriordeCearáyluego,cuandosemudóaFortaleza,completólaeducaciónprimariaysecundariaengruposescolares,arrojandoluzsobreelimportantecontextodeorganizacióndelaeducaciónpúblicaenCeará.Lasegundatitulaciónse realizó en el curso técnico de Administración. Estudió Pedagogía y Maestría y Doctorado enEducación.Suexperienciaenescuelaspúblicasdeeducaciónbásica,asícomosulaborennivelsuperiorcomodocenteenuniversidadespúblicas yprivadas, contribuyeronasueficazdocenciaenlaeducaciónsuperior,inspiradaenlosprincipios de Paulo Freire. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Margarete Sampaio pt_BR
dc.subject Biografia pt_BR
dc.subject Educação Feminina pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Biography pt_BR
dc.subject Women's Education pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Educación de la mujer pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.title Maria Margarete Sampaio de Carvalho Braga: trajetória educativa e formação para a docência (1970-2015) pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/momento.v31i01.13775. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record