Show simple item record

dc.contributor.author Lage, Allene Carvalho
dc.contributor.author Macêdo, Perycles
dc.date.accessioned 2023-02-12T18:48:05Z
dc.date.available 2023-02-12T18:48:05Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation LAGE, A. ; MACÊDO, P. FORMAÇÃO POLÍTICA E COMPETÊNCIA TÉCNICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DAS MULHERES: UM OLHAR SOBRE AS PROFESSORAS ATIVISTAS DA MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES EM CARUARU-PE. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 305–329, 2022. DOI: 10.14295/de.v10i1.13415. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13415. Acesso em: 25 de jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10651
dc.description.abstract Este artigo objetiva compreender de que maneira a formação política e a competência técnica têm influenciado a trajetória profissional das professoras ativistas da Marcha Mundial das Mulheres em Caruaru-PE. No marco teórico, pretendemos distinguir competência técnica de tecnicismo a partir das contribuições de Dermeval Saviani, bem como apresentar as reflexões de Florestan Fernandes sobre a formação política de docentes. O estudo de campo se deu a partir de uma abordagem qualitativa e usou a entrevista semi-estruturada para levantamento dos dados empíricos, que foram trabalhados através da Análise do Conteúdo. Os resultados da pesquisa mostram que a formação política dessas professoras, construída a partir de marcos teóricos e imersões nos movimentos sociais, pode resultar em uma práxis docente insurgente e não acomodada, que procura antecipar o progresso social ao invés de esperá-lo. pt_BR
dc.description.abstract Este artículo tiene como objetivo comprender cómo la formación política y la competencia técnica han influido en la trayectoria de las docentes activistas de la Marcha Mundial de las Mujeres en Caruaru-PE. En el marco teórico pretendemos distinguir la competencia técnica del tecnicismo a partir de los aportes de Dermeval Saviani, así como presentar las reflexiones de Florestan Fernandes sobre la formación política de los docentes. El estudio de campo se realizó a través de un enfoque cualitativo y utilizó la entrevista semiestructurada para adquirir los datos empíricos que se trabajaron a través del análisis de contenido. Los resultados de la investigación muestran que la formación política de estos docentes, construida a partir de marcos teóricos e inmersiones en movimientos sociales, puede resultar en una praxis docente insurgente e inconforme que busca anticipar el progreso social en lugar de esperarlo pt_BR
dc.description.abstract Thisarticle aims to understand how political formation and technical competence influence the professional trajectory of activist teachers of the World March of Women in Caruaru-PE. We intend to distinguish technical competence from technicality based on the contributions of Dermeval Saviani and present Florestan Fernandes' reflections on the political formation of teachers. The field study was based on a qualitative approach and used the semi-structured interview to acquire the empirical data worked through content analysis. Search result shows that the political formation of these teachers, constructed through theoretical references and immersions in social movements, it can result in an insurgent and non-conformed teaching praxis, which intends to anticipatesocial progress instead of waiting for it. pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Marcha Mundial das Mulheres pt_BR
dc.subject Formação Política pt_BR
dc.subject Competência Técnica pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Marcha Mundial de las Mujeres pt_BR
dc.subject Formación política pt_BR
dc.subject Competencia Técnica pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject World March of Women pt_BR
dc.subject Political formation pt_BR
dc.subject Technical competence pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.title Formação política e competência técnica na educação superior das mulheres: um olhar sobre as professoras ativistas da marcha mundial das mulheres em Caruaru-PE pt_BR
dc.title.alternative Formación política y competencia técnica en la educación superior de mujeres: una miradaa las maestras activistas de la marcha mundial de las mujeres en Caruaru-PE pt_BR
dc.title.alternative Political formation and technical competence in women's higher education: a look at the activist teachers of the world march of women in Caruaru-PE pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v10i1.13415 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record