As feminilidades nos livros para a infância do acervo das obras complementares do programa pacto nacional pela alfabetização na idade certa

Stefanelli, Francisca Alves da Silva; Xavier Filha, Constantina

Abstract:

 
A pesquisa teve por objetivo identificar a constituição de feminilidades nos livros para a infância que integraram os acervos das obras complementares do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Os pressupostos teóricos foram os Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Estudos Feministas e pressupostos foucaultianos. A pesquisa documental, que norteou as análises dos livros selecionados, teve como problemática: Quais são os modelos de feminilidades produzidas e/ou veiculadas nos livros para as infâncias? Quais identidades femininas são legitimadas nesses livros? Analisamos um total de 180 livros do acervo das obras complementares distribuídos nas séries iniciais do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Para a pesquisa, foi realizada a seleção de 26 livros, observando seus textos e ilustrações. Concluímos que os livros infantis mostram uma feminilidade construída seja a hegemônica seja a diferentemente das que se convencionou socialmente desejada.
 
La investigación tuvo por objetivo identificar la constitución de feminidades en los libros para la infancia que integran las colecciones de las obras complementares del programa Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Correcta (PNAIC). Los supuestos teóricos fueron los Estudios Culturales, Estudios de Género, Estudios Feministas y supuestos foucaultianos. La investigación documental, que norteó los análisis de los libros seleccionados, tuvo como problemática:¿Cuáles son los modelos de feminidades producidos y/o vehiculados en los libros para las infancias?¿Cuáles identidades femeninas son legitimizadas en estos libros? Analizamos un total de 180 libros de la colección de las obras complementares distribuidos en las séries iniciales del 1º. al 3º. año de la Enseñanza Fundamental. Para la investigación, fue realizada la selección de 26 libros, observando sus textos e ilustraciones. Concluímos que los libros infantiles muestran una feminidad construída sea la hegemónica sea las diferentemente de las que se convencionó socialmente deseada.
 
This research aimed to identify the construction of femininities in the childhood books from the complementary collection of literary works of the brazilian governamental program National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). The theoretical frameworks were the Cultural Studies, the Gender Studies, the Feminist Studies and the Foucault’s Premisses. The documentary research that guided the analysis of selected books, had as guiding questions: What are the idealized standards of femininity produced and/or conveyed in childhood books? What female identities are legitimized in these books? 180 books from the collection of complementary works distributed in the 1st to the 3rd year of brazilian Elementary School were analyzed. For the research, 26 books were selected, observing their texts and illustrations. The study has shown that the childhood books present a constructed femininity, whether in a hegemonic form or in a different form from what has been agreed as socially desired.
 

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