Show simple item record

dc.contributor.author Pereira, Marlyson Junio Alvarenga
dc.contributor.author Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
dc.contributor.author Mazzei, Luiz Davi
dc.date.accessioned 2023-02-12T19:16:37Z
dc.date.available 2023-02-12T19:16:37Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation PEREIRA, M. J. A.; REIS, F. P. G.; MAZZEI, L. D. FLUXOS, POÉTICAS E (DES)CONTINUIDADES: : UM TENSIONAR DA HIERARQUIA EU/OUTRO EM PRODUÇÕES PÓS-CRÍTICAS SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 600–626, 2021. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12675. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12675. Acesso em: 27 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10661
dc.description.abstract Os percursos teóricos-metodológicos, suas rupturas, (des)continuidades e poéticas são trazidos, neste texto, ao nosso olhar. Pesquisas científicas, por vezes, preocupadas com os resultados de seus estudos terminam por deixar à sombra o percurso percorrido. Partindo das trajetórias trazidas por “pesquisadores-caminhantes”, buscamos discutir a importância dos aportes teórico-metodológicos nas pesquisas pós-críticas. Valendo-nos de um “mapa” construído nas/pelas pesquisas apresentadas no “I Seminário Integrador: Tecituras em redes de discussões e afetos: interfaces com as questões de gênero e sexualidade” ocorrido entre 23 e 25 de novembro de 2020, voltamos nosso olhar para alguns aspectos (territórios) que compuseram esse mapa: o olhar do outro, a dicotomia eu-outro, as questões étnico-raciais, a medicalização dos corpos e da sexualidade, os artefatos culturais, os dispositivos que normatizam e permeiam as relações de saber-poder. De posse desse mapa, buscamos discutir a riqueza, a pluralidade e a beleza dos caminhos percorridos nas pesquisas pós-críticas, especialmente nas questões de gênero, sexualidade e educação. pt_BR
dc.description.abstract Los caminos teórico-metodológicos, sus rupturas, (dis) continuidades y poéticas son traídos, en este texto, a nuestra mirada. Las investigaciones científicas, a veces preocupadas por los resultados de sus estudios, terminan dejando el camino cubierto en la sombra. A partir de las trayectorias que traen los “investigadores-caminantes”, buscamos discutir la importancia de los aportes teóricos y metodológicos en la investigación poscrítica. Utilizando un “mapa” construido en / por la investigación presentada en el “1er Seminario Integrador: Tejiendo en redes de discusiones y afectos: interfaces con los temas de género y sexualidad” ocurrido entre el 23 y el 25 de noviembre de 2020, dirigimos nuestra mirada hacia algunos aspectos (territorios) que componen este mapa: la mirada del otro, la dicotomía entre yo y el otro, cuestiones étnico-raciales, la medicalización de los cuerpos y la sexualidad, los artefactos culturales, los dispositivos que estandarizan y permean las relaciones de conocimiento -poder. Con este mapa en mente, buscamos discutir la riqueza, pluralidad y belleza de los caminos tomados en la investigación poscrítica, especialmente en términos de género, sexualidad y educación. pt_BR
dc.description.abstract Theoretical-methodological paths, their ruptures, (dis) continuities and poetics are brought, in this text, to our view. Scientific researches, sometimes concerned with the results of their studies, end up leaving the path covered by shades. Starting from the trajectories brought by “researchers-walkers”, we are looking for discuss the importance of theoretical and methodological contributions in post-critical research. Using a “map” built in / by the research presented in the “1st Seminar Integrator: Weaving in networks of discussions and affections: interfaces with the issues of gender and sexuality” that occurred between 23th and 25th November 2020, we turn our gaze for some aspects (territories) that composed this map: the look of the other, the dichotomy between me and the other, ethnic-racial issues, the medicalization of bodies and sexuality, cultural artifacts, the devices that standardize and permeate the relations of knowledge -power. With this map in mind, we seek to discuss the wealth, plurality and beauty of the paths taken in post-critical research, especially in terms of gender, sexuality and education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Metodologias pt_BR
dc.subject Pós-crítica pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Metodologías pt_BR
dc.subject Postcrítico pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Sexualidad pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Methodologies pt_BR
dc.subject Post-critical pt_BR
dc.subject Genre pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.title Fluxos, poéticas e (des)continuidades: um tensionar da hierarquia eu/outro em produções pós-críticas sobre gênero, sexualidade e educação pt_BR
dc.title.alternative Flujos, poética y (de) continuidades: una tensión de la jerarquía ue / otras en producciones post-críticas sobre género, sexualidad y educación pt_BR
dc.title.alternative Flows, poetics and (de) continuities: a tension of me / other hierarchy in post-critical productions on gender, sexuality and education pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9iEspecial.12675 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record