Abstract:
O presente texto, tecido a várias mãos, apresenta o diálogo entre duas pesquisas realizadas no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Lavras, no que tange as relações étnico-raciais e as experienciações artísticas. O lócus do vigente estudo transita entre turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, situadas, respectivamente, no Campo das Vertentes e no Sul de Minas Gerais. Ambas investigações se pautaram nos referenciais teórico-metodológicos pós-estruturalistas e nos estudos foucaultianos para problematizar as relações de saber-poder que navegam nos engalfinhamentos, sendo enfrentamento, pulsando resistências. O material empírico foi produzido na realização de oficinas pedagógicas, previamente elaboradas, que borbulharam problematizações referentes à representatividade da
negritude. Atravessados pelo teatro e pelas artes plásticas, encontramos nas expressões e falas das crianças a negação e/ou a marginalização das pessoas negras, o que nos inquietou e nos lançou a esse campo investigativo, visando problematizar as desigualdades de raça/etnia que reverberam no ambiente escolar.
El presente texto, tejido por varias manos, presenta el diálogo entre dos investigaciones realizadas e nel programa de posgrado en educación de la Universidad Federal de Lavras, sobre relaciones étnico-raciales y experiencias artísticas. El locus del presente estudio transita entre las clases de la serie inicial de Educación Primaria y Educación Infantil, ubicadas, respectivamente, en Campo das Vertentes y en el Sur de Minas Gerais. Ambas investigaciones se basaron en los marcos teóricos y metodológicos post-estructuralistas y en los estudios foucaultianos para problematizar las relaciones de conocimiento-poder que navegan en confrontaciones, siendo confrontación, resistencias pulsantes. El material empírico se produjo en la realización de talleres pedagógicos, previamente elaborados, que burbujearon problematizaciones sobre la representatividad de la negritud. Atravesada por el teatro y las artes plásticas, encontramos en las expresiones y discursos de los niños la negación y / o marginación de los negros, lo que nos perturbó y nos lanzó a este campo de investigación, con el objetivo de problematizar las desigualdades raciales/ étnicas que repercuten en el ambiente escolar.
The present text, woven by several hands, presents the dialogue between two researches carried out in the postgraduate program in education at the Federal University of Lavras, regarding ethnic-racial relations and artistic experiences. The locus of the current study transits between classes of the Initial series of elementary School and Early Childhood Education, located, respectively, in Campo das Vertentes and in the South of Minas Gerais. Both investigations were based on the post-structuralist theoretical and methodological frameworks and on Foucauldian studies to problematize the relations of knowledge-power that navigate in confrontations, being confrontation, pulsating resistance. The empirical material was produced in the realization of pedagogical workshops, previously elaborated, which bubbled up problematizations regarding the representativeness of blackness. Crossed by theater and fine arts, we find in the expressions and speeches of children the negation and / or marginalization of black people, which disturbed us and launched us into this investigative field, aiming to problematize the inequalities of race / ethnicity that reverberate in the schoolenvironment.