Abstract:
A pesquisa teve como objetivo geral discutir/problematizar as
feminilidades/masculinidades produzidas nos vídeos do YouTube, protagonizados por
meninas de até 12 anos, no ano de 2018 e, como objetivos específicos: a) identificar
feminilidades/masculinidades produzidas nos vídeos e b) discutir/problematizar os
aspectos como conduta e vestimenta, tendo como base teórica os referenciais dos
Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, numa perspectiva pós-crítica no campo
educacional; além de respaldar-se na metodologia de pesquisa pós-crítica e da
abordagem da netnografia. Após a coleta das informações e respectivas discussões,
observou-se que os vídeos do YouTube, enquanto artefato cultural, desempenham papel
pedagógico ao expressarem ensinamentos sobre formas hegemônicas de
masculinidade/feminilidade para as crianças, em que os homens são vistos como mais
agressivos, pragmáticos, racionais e as mulheres são vistas como meigas, vaidosas, dedicadas, sensíveis, e que essas educações realizadas atendem a uma normatividade e
padrões social e culturalmente idealizados para as condutas de meninas/os.
La investigación tuvo como objetivo general discutir/problematizar las
feminidades/masculinidades producidas en los videos de Youtube, protagonizados por
niñas de hasta 12 años, en el año 2018 y como objetivos específicos: identificar
feminidades/masculinidades producidas en los videos. Nos basamos teóricamente en los
refereciales teóricos de los Estudios de Género y de los Estudios Culturales, en una
perspectiva pós-crítica en el campo educativo. El referente metodológico se respaldó en
la metodología de la investigación pós-crítica y del abordaje de la netnografía. Luego de
la recolección de las informaciones y respectivas discusiones, se observó que los videos
de YouTube, como artefacto cultural, ejercen una pedagogía al expresar enseñanzas para
los/as niños/as sobre formas hegemónicas de masculinidad/feminidad y que essas
educaciones realizadas atienden a una normatividad y padrones social y culturalmente
idealizados para las conductas de niños/as.
This research had as its general objective to debate/put in doubt
femininities/masculinities produced on YouTube videos starred by girls under the age of
12, in 2018. The specific objectives were to identify femininities/masculinities produced
in the videos and to debate its main aspects. The theoretical frameworks were Gender
Studies and Cultural Studies, from a post-critical perspective in the educational field.
The methodological approach was the social media research method “netnography”
based on the post-critical research methodology. The study has shown that the YouTube
videos, as a Cultural Artifact, exercise a pedagogy by expressing to children hegemonic
forms of masculinity/femininity, whereas that said educations correspond the social
normativity and culturally idealized standards for the conduct of girls and boys.