Show simple item record

dc.contributor.author Casado, Sheila Fabiana de Pontes
dc.contributor.author Rafael, Edmilson Luiz
dc.date.accessioned 2023-03-08T01:13:58Z
dc.date.available 2023-03-08T01:13:58Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation CASADO, S. F. P; RAFAEL, E. L. A categoria gramatical verbo e questões normativas que envolvem o Português Brasileiro. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 03, p. 219–236, 2022. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13943. Acesso em: 24 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2316-3100
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10689
dc.description.abstract A presente investigação resultante de uma pesquisa de Mestrado3está situada no campo da Linguística Aplicada (LA) por debater a categoria linguístico-gramatical verbo no contexto de ensino, bem como no contexto dialógicoe objetiva verificar as limitações dos aspectos normativos que envolvem a categoria gramatical verbo no Português Brasileiro (PB), especificamente no que diz respeito à conceptualização do verbo em coexistência de seu pragmatismo (AZEREDO, 2015; FERRAREZI JUNIOR, 2014; VIEIRA, 2018). O que observamos foramdefinições normativas atribuídas à categoria verbo que, necessariamente, precisam ser repensadas devido à idiossincrasia exercida pela categoria verbo e que a Gramática Tradicional (GT) não dá conta quando assume proporções linguísticas aplicadas. pt_BR
dc.description.abstract The present investigation, resulting from a Master's research, is situated in the field of Applied Linguistics (AL) for debating the linguistic-grammatical category verb in the teaching context, as well as in the dialogic context and aims to verify the limitations of the normative aspects that involve the grammatical category verb in Brazilian Portuguese (BP), specifically with regard to the conceptualization of the verb in the coexistence of its pragmatism (AZEREDO, 2015; FERRAREZI JUNIOR, 2014; VIEIRA, 2018). The data come from a bibliographic review carried out from Brazilian school grammars. What we observe is that there are normative definitions attributed to the verb category that necessarily need to be rethought due to the idiosyncrasy exerted by the verb category and that Traditional Grammar (TG) does not meet the applied linguistic dimensions. pt_BR
dc.description.abstract La presente investigación, resultante de una investigación de Maestría, se sitúa en el campo de la Lingüística Aplicada (AL) para debatir la categoría verbo lingüístico-gramatical en el contexto de enseñanza, así como en el contexto dialógico y tiene como objetivo verificar las limitaciones de la normativa aspectos que envuelven la categoría gramatical verbo en portugués brasileño (BP), específicamente en lo que se refiere a la conceptualización del verbo en la coexistencia de su pragmatismo (AZEREDO, 2015; FERRAREZI JUNIOR, 2014; VIEIRA, 2018). Los datos provienen de una revisión bibliográfica basada en las gramáticas escolares brasileñas. Lo que observamos es que existen definiciones normativas atribuidas a la categoría verbal que necesariamente requieren ser repensadas debido a la idiosincrasia que ejerce la categoría verbal y que la Gramática Tradicional (TG) no cumple con las dimensiones lingüísticas aplicadas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Linguística Aplicada pt_BR
dc.subject Categoria verbo pt_BR
dc.subject Português Brasileiro pt_BR
dc.subject Applied Linguistics pt_BR
dc.subject Verb category pt_BR
dc.subject Brazilian Portuguese pt_BR
dc.subject Portugués brasileño pt_BR
dc.title A categoria gramatical verbo e questões normativas que envolvem o ortuguês Brasileiro pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.13943 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record