dc.contributor.author |
Sardá-Vieira, Marcos |
|
dc.contributor.author |
Bess, Márcio Luiz |
|
dc.contributor.author |
Lopes, Vando Ferreira |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-08T22:17:42Z |
|
dc.date.available |
2023-03-08T22:17:42Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
SARDÁ-VIEIRA, M.; BESS, M. L.; LOPES, V. F. IDENTIDADE MORAL E EXPRESSÃO DE GÊNERO EM DESENHOS ARTÍSTICOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 266–292, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13606. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13606. Acesso em: 23 jan. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10695 |
|
dc.description.abstract |
Neste artigo analisamos as nuances relativas à identidade moral e expressão de gênero e sexualidades por meio de desenhos artísticos produzidos por adolescentes e jovens estudantes do Ensino Médio. Nosso objetivo é compreender as representações identitárias de reprodução e/ou imaginação criadora através dos desenhos, tendo como contexto social e político o campo de disputas entre movimentos feministas e contrassexuais e grupos conservadores em defesa da família tradicional e dos desejos cis-heteropatriarcais. Assim, a partir dos resultados do projeto de extensão “Arte de Caderno”, que reuniu trabalhos de estudantes de escolas públicas de diferentes regiões do Brasil, analisamos a produção de desenhos destacando expressões identitárias e corporais como parte do entendimento de adolescentes e jovens sobre os valores morais discutidos na atualidade. Portanto, apesar de a maioria dos desenhos reproduzir os valores hegemônicos de corporalidades e expressões identitárias binárias, outros suscitam a expressão criativa de representações identitárias dissidentes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
En este artículo analizamos los matices relacionados con la identidad moral y la expresión de género y sexualidades a través de dibujos artísticos realizados por adolescentes y jóvenes estudiantes de secundaria. Nuestro objetivo es comprender las representaciones identitarias de la reproducción y / o imaginación creativa a través del dibujo, teniendo como contexto social y político el campo de disputas entre movimientos feministas y contrasexuales y grupos conservadores en defensa de la familia tradicional y los deseos cis-heteropatriarcales. Así, a partirde los resultados del proyecto de extensión “Arte de Caderno”, que reunió trabajos de estudiantes de escuelas públicas de diferentes regiones de Brasil, analizamos la producción de dibujos que resaltan la identidad y las expresiones corporales como parte de la comprensión de los adolescentes y jóvenes sobre los valores morales que se discuten hoy. Por tanto, aunque la mayoría de los dibujos reproducen los valores hegemónicos de la corporeidad y las expresiones binarias de identidad, otros plantean la expresión creativa de representaciones identitarias disidentes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In this article we analyse the nuances related to moral identity and expression of gender and sexualities through artistic drawings produced by teenagers and young high school students. Our objective is to understand the identity representations of reproduction and/or creative imagination through drawings, having as a social and political context the field of disputes between feminist and counter sexual movements and conservative groups in defense of the traditional family and cis-heteropatriarchal desires. Thus, based on the results of the Arte de Cadernoextension project, which brought together works by students from public schools from different regions of Brazil, we analysed the production of drawings highlighting identity and bodily expressions as part of the understanding of adolescents and young people about moral values discussed today. Therefore, although most drawings reproducethe hegemonic values of corporeality and binary expressions of identity, others raise the creative expression of dissident identity representations. |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Moralidade |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho |
pt_BR |
dc.subject |
Criação |
pt_BR |
dc.subject |
Género |
pt_BR |
dc.subject |
Moralidad |
pt_BR |
dc.subject |
Diseño |
pt_BR |
dc.subject |
Creación |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Morality |
pt_BR |
dc.subject |
Drawing |
pt_BR |
dc.subject |
Creation |
pt_BR |
dc.title |
Identidade moral e expressão de gênero em desenhos artísticos de estudantes do ensino médio |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Identidad moral y expresión de género en dibujos artísticos de estudiantes de escuela secundaria |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Moral identity and gender expression in artistic drawings of high school students |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v9i2.13606 |
pt_BR |