Show simple item record

dc.contributor.author Paranhos, William Roslindo
dc.date.accessioned 2023-03-08T22:18:29Z
dc.date.available 2023-03-08T22:18:29Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.citation PARANHOS, W. R. O DISCURSO DE ÓDIO EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE:: BARREIRAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA EM PROL DAS (DES)IDENTIDADES DISSIDENTES. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 246–265, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13623. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13623. Acesso em: 23 jan. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10696
dc.description.abstract Tempos de pós-verdade. Tempos em que o ódio é incutido nos discursos e torna-se verdade. Este é o panorama que vivenciamos no Brasil de 2021 e que atinge todas as pessoas que nele vivem (mesmo aquelas que não percebem). As identidades dissidentes do padrãocisheteronormativo, por sua vez, são atacadas de forma ainda mais expressiva, junto de outras minorias, dado o fato de serem compreendidas como aquelas que vão contra à natureza ou à norma estabelecida. O presente artigo objetiva trazer reflexões e problematizações acerca do cenário atual baseando-se em uma autoetnografia desenhada sobre uma situação vivida pela pessoa autora. Verificou-se que a disseminação de ódio está banalizada, mas que, ainda que sejam utilizadas de práticas violentas, estas não são compreendidas pelas pessoas como tais, o que, por si só, surge como uma grande barreira ao desenvolvimento de um trabalho pedagógico que opere em prol da educação cidadã, pela diversidade e não opressora. pt_BR
dc.description.abstract Tiempos de la post-verdad. Tiempos en los que el odio se inculca en discursos y se hace realidad Este es el panorama que vivimos en Brasil en 2021 y que afecta a todas las personas que viven allí (incluso a las que no se dan cuenta). Las identidades disidentes del patrón cisheteronormativo, a su vez, son atacadas de manera aún más expresiva, con otras minorías, dado que se entienden como aquellas que van en contra de la naturaleza o la norma establecida. El presente artículo tiene como objetivo traer reflexiones y problematizaciones sobre el escenario actual basado en una autoetnografía extraída de una situación vivida por el autor. Se constató que la diseminación del odio está trivializada, pero que, incluso si se utilizan en prácticas violentas, estos no son entendidos por la gente como tales, lo que, en sí mismo, lo cual, en sí mismo, aparece como una gran barrera para el desarrollo del trabajo pedagógico que trabaje a favor de la educación ciudadana, por la diversidad y no opresiva. pt_BR
dc.description.abstract Post-Truth Times. Times when hate is instilled in speeches and becomes true.Thisis the panorama that we experience in Brazil in 2021 and that affects all the people who live there (even those who don't realize it). The dissident identities of the cisheteronormative pattern, in turn, are attacked even more significantly, together withother minorities, given the fact that they are understood as those that go against nature or the established norm. This article aims to bring reflections and questions about the current scenario based on an autoethnography drawn on a situation experiencedby the author. It was found that the dissemination of hatred is trivialized, but that, even if violent practices are used, they are not understood by people as such, which, in itself, appears as a great barrier to the development of a pedagogical work that operates in favor of citizen education, through its diversity and not oppressive. pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Discurso pt_BR
dc.subject Manipulação pt_BR
dc.subject Diversidade sexual pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Habla pt_BR
dc.subject Manipulación pt_BR
dc.subject Diversidad sexual pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Speech pt_BR
dc.subject Manipulation pt_BR
dc.subject Sexual diversity pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.title O discurso de ódio em tempos de pós-verdade: barreiras à prática pedagógica em prol das identidades dissidentes pt_BR
dc.title.alternative El discurso del odio en tiempos de la post-verdad: barreras a la práctica pedagógica a favor de las identidades disidentes pt_BR
dc.title.alternative Hate speech in post-truth times: barriers to pedagogical practice in favor of dissident identities pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i2.13623 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record