Abstract:
Nosso artigo analisa o manual didático A Linda História de Meu País, de César Martinez, publicado em 1929. Nosso objetivo é perceber como o autor tentou colocar São Paulo como protagonista da história nacional e sinônimo do progresso do Brasil. Para isso, utilizou símbolos como as bandeiras, para defender o papel dos dois paulistas na construção da nação; personagens e fatos históricos valorizados de São Paulo, em detrimento de outros tradicionalmente expostos à história escolar; e, falando do presente, defendo o estado como centro de desenvolvimento da nação. Por outro lado, afirmou que seu livro visava o patriotismo e a valorização da nacionalidade. Concluímos que a obra corresponde à coexistência de duas identidades, regional e nacional, que o autor buscou, ao invés de polarizá-las, conciliá-las de tal forma que a paulistanidade seja vista como líder da nacionalidade.
Our article analyzes the textbook A Linda História de Meu País, by César Martinez, published in 1929. Our objective is to understand how the author sought to place São Paulo as the protagonist of national history and synonymous with the progress of Brazil. For this, he used symbols such as the bandeirantes, to defend the role of the paulistas in the construction of the nation; valued characters and historical facts of São Paulo, to the detriment of others traditionally exposed in school history; and, speaking of the present, he defended the state as the center of the nation's development. On the other hand, he stated that his book was geared towards patriotism and the valorization of nationality. We conclude that in the work there is a coexistence of two identities, regional and national, which the author sought, instead of polarizing them, to reconcile them so that São Paulo was seen as a conductor of nationality.
Nuestro artículo analiza el manual didáctico A Linda História de Meu País, de César Martínez, publicado en 1929. Nuestro objetivo es comprender cómo el autor trató de colocar a São Paulo como protagonista de la historia nacional y sinónimo del progreso de Brasil. Para ello, utilizó símbolos como banderas, para defender el papel de los dos paulistas en la construcción de la nación; personajes y hechos históricos valorados en São Paulo, en detrimento de otros tradicionalmente expuestos a la historia escolar; y, hablando del presente, defiendo al Estado como centro de desarrollo de la nación. Por otro lado, afirmó que su libro estaba orientado al patriotismo y al reconocimiento de la nacionalidad. Concluimos que la obra corresponde a la coexistencia de dos identidades, regional y nacional, que el autor buscó, en lugar de polarizarlas, reconciliarlas de tal forma que São Paulo sea visto como líder de nacionalidad.
Description:
Artigo da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais - RBHCS, v. 13, n. 27, p. 132–148, jun./dez., 2021, publicado no município de Rio Grande, RS, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.