Abstract:
O artigo tem como foco as discussões realizadas em uma pesquisa de doutorado em
educação, cuja discussão dialoga com alguns dos pressupostos foucaultianos para
pensar questões de gênero e sexualidade nos processos de formação docente em cursos
de Pedagogia de três universidades federais mineiras. As análises buscam pensar se os
cursos de Pedagogia são problematizadores dos saberes que constituem as estudantes
em formação, tomando os currículos desses cursos como elementos diretamente
envolvidos nas experiências de formação vividas na universidade. O fio condutor das
análises é concluído ao anunciarmos as possibilidades de um curso de formação docente
problematizador, como um princípio organizador das experiências de formação, que não
se limite à aquisição de conhecimentos, mas que produza espaços de questionamento de
nossas trajetórias constitutivas e das docências que poderemos produzir em nossa
atuação nas escolas de educação básica.
El artículo se centra en las discusiones realizadas en una investigación doctoral en
educación, cuyos diálogos de discusión con algunos de los supuestos foucaultianos para
pensar sobre los problemas de género y sexualidad en los procesos de educación
docente en cursos de pedagogía en tres universidades federales. Los análisis buscan
pensar si los cursos de pedagogía están problematizando el conocimiento que constituye
a los estudiantes en formación, tomando los planes de estudio de estos cursos como
elementos directamente involucrados en las experiencias de capacitación vividas en la
universidad. El hilo conductor de los análisis se concluye anunciando las posibilidades
de un curso de formación docente problematizador, como principio organizador de las
experiencias formativas, que no se limita a la adquisición de saberes, sino que produce
espacios para cuestionar nuestras trayectorias constitutivas y la enseñanza que nos
podemos producir en nuestro trabajo en las escuelas de educación básica.
The article focuses on the discussions carried out in a doctoral research in education,
whose discussion dialogues with some of the Foucauldian assumptions to think about
gender and sexuality issues in the processes of teacher training in Pedagogy courses at
three federal universities in Minas Gerais. The analyzes seek to think whether the
Pedagogy courses are problematizing the knowledge that constitutes the students in
training, taking the curricula of these courses as elements directly involved in the
training experiences lived at the university. The common thread of the analyzes is
concluded by announcing the possibilities of a problematizing teacher training course,
as an organizing principle of training experiences, which is not limited to the acquisition
of knowledge, but which produces spaces for questioning our constitutive trajectories
and teaching that we can produce in our work in basic education schools.
Description:
Rev. Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 70-95, 2022.