Abstract:
Esse artigo busca situar o lugar~corpo infantil nas múltiplas relações que compõe em
ambiente escolar. Amparando-nos na obra de Foucault~Deleuze~Guattari, bem como na
filósofa Judith Butler, cartografamos genealogicamente parâmetros políticos e
curriculares que condicionam modos de agir e pensar dos corpos escolarizados enquanto
professora, pesquisadora e orientadora construindo juntas uma tese que em quatro linhas
de investigação problematiza os limites previamente articulados na linguagem para o
corpo infantil, trata o gênero como campo epistemológico contemporâneo e não como
tema, pensa a corporeidade como expressão, criando outras práticas de si que podem ser
subversivas e, por fim, situa o debate dos Estudos de Gênero pós-estruturalistas no
território da Educação Física escolar. Concluindo que é preciso movimentar uma ética
da alegria na qual a multiplicidade dos modos de ser e agir possam abrir brechas em
normas e políticas do gênero e da sexualidade, a fim de deslocá-las pelas percepções por
vir.
Este artículo busca situar el lugar~cuerpo infantil en las múltiples relaciones que
compone en ambiente escolar. Amparándonos en la obra de
Foucault~Deleuze~Guattari, así como en la filósofa Judith Butler, cartografiamos
genealógicamente parámetros políticos y curriculares que condicionan modos de actuar
y pensar de los cuerpos escolarizados como profesora, investigadora y orientadora
construyendo juntas una tesis que en cuatro líneas de investigación problematiza los
límites previamente articulados en el lenguaje para el cuerpo infantil, trata el género
como campo epistemológico contemporáneo y no como tema, piensa la corporeidad
como expresión, creando otras prácticas de sí que pueden ser subversivas y, por fin,
sitúa el debate de los Estudios de Género post-estructuralistas en el territorio de la
Educación Física escolar. Concluyendo que es necesario mover una ética de la alegría
en la cual la multiplicidad de los modos de ser y actuar puedan abrir brechas en normas
y políticas del género y de la sexualidad, a fin de desplazarlas por las percepciones por
venir.
This article seeks to situate the place~child body in the multiple relationships that
compose in the school environment. Relying on the work of
Foucault~Deleuze~Guattari, as well as the philosopher Judith Butler, we map
genealogically political and curricular parameters that condition ways of acting and
thinking of schooled bodies as a teacher, researcher and advisor building together a
thesis that in four lines of research problematizes the limits previously articulated in
language for the child body, treats gender as a contemporary epistemological field and
not as a theme, thinks corporeity as expression, other practices that can be subversive
and, finally, situates the debate of post-structuralist Gender Studies in the territory of
Physical Education. Concluding that it is necessary to move an ethic of joy in which the
multiplicity of ways of being and acting can open gaps in norms and policies of gender
and sexuality, in order to displace them by the perceptions to come.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 160-185, 2022.