Confusão entre gênero e sexo como recurso ideológico e deseducativo na fala de uma política-professora

Lima, Ana Carolina Alves de; Felix, Jeane; Carvalho, Maria Eulina Pessoa de

Abstract:

 
O texto analisa a palestra da professora de História e deputada estadual por Santa Catarina, no Fórum Nacional sobre Violência Institucional contra Crianças e Adolescentes, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em abril de 2021. Nele, a palestrante expressa desconhecimento dos conceitos de gênero e sexualidade, e afirma existir uma suposta ―ideologia de gênero‖, que ameaça a integridade física e moral de crianças e adolescentes, expondo-os à violência institucional. Realizou-se a análise qualitativa do vídeo da palestra, tomando-o como um artefato cultural, com inspiração na pesquisa audiovisual. Assim, compreendendo gênero e sexualidade como construções sociais, culturais e pedagógicas, argumenta-se que abordar esses temas na escola ajuda a identificar possíveis casos de violência e abusos, ameaças reais às quais crianças e adolescentes infelizmente estão expostos, mas também a refletir sobre as diversidades que nos constituem e nos enriquecem individual e coletivamente.
 
Este texto analiza la videoconferencia de la profesora de Historia y diputada estatal por Santa Catarina, en el Foro Nacional sobre Violencia Institucional contra Niños y Adolescentes, promovido por el Ministerio de la Mujer, la Familia y los Derechos Humanos de Brasil, en abril de 2021. Expresando desconocimiento conceptual, la locutora afirma que existe una supuesta ―ideología de género‖, que atenta contra la integridad física y moral de los niños, niñas y adolescentes, exponiéndolos a la violencia institucional. Se realizó un análisis cualitativo del video, tomándolo como un artefacto cultural, inspirado en la investigación audiovisual. Así, entendiendo género y sexualidad como construcciones sociales, culturales y pedagógicas, se argumenta que abordar estos temas en la escuela ayuda a identificar posibles casos de violencia y abuso contra niños, niñas y adolescentes, pero también a reflexionar sobre las diversidades que nos constituyen y enriquecen individual y colectivamente.
 
This paper analyzes the video-lecture by the History teacher and State Representative of Santa Catarina, at the National Forum on Institutional Violence against Children and Adolescents, promoted by the Ministry of Women, Family and Human Rights of Brazil, in April 2021. In it, the speaker expresses ignorance of the concepts of gender and sexuality, and claims that there is a supposed ―gender ideology‖, which threatens the physical and moral integrity of children and adolescents, exposing them to institutional violence. A qualitative analysis of the video as a cultural artifact was carried out, inspired by audiovisual research. Thus, understanding gender and sexuality as social, cultural and pedagogical constructions, it argues that addressing these issues at school helps to identify possible cases of violence and abuse to which children and adolescents are exposed, as well as to reflect on the diversities that constitute and enrich us individually and collectively.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 391-417, 2022.

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