Abstract:
A teoria educacional, voltada para os estágios de desenvolvimento mental, apoiou-se na
tradição dualista do ocidente produzindo e reproduzindo polaridades, onde natureza e
corpo estão separados: “o corpo, localizado no âmbito da natureza, é negado na
instância da cultura”. Contudo, Louro (2016) tem feito uma construção metafórica do
sujeito enquanto “viajante” para argumentar que as experiências, objetivas e subjetivas,
operacionalizam-se sobre um processo de desvios e retornos sobre si, presente na
construção da identidade. Essa viagem coloca o corpo como elemento fundamental, já
que é nele que os sujeitos são classificados, ordenados e hierarquizados, a partir de
normas e valores. Neste sentido, valendo-nos das reflexões sobre a teoria queer,
analisaremos algumas partes do filme Everybody Talks About Jamie com um intuito de
compreender qual é a contribuição da escola para o discurso sobre o corpo e suas
implicações; uma vez que toda a narrativa se dá em torno da escola.
La teoría educativa se centró en las etapas del desarrollo psíquico, con base en la
tradición dualista de occidente, produciendo y reproduciendo polaridades, donde
naturaleza y cuerpo se separan: “el cuerpo, ubicado en el ámbito de la naturaleza, es
negado en la instancia de la cultura ”. Sin embargo, Louro (2016) ha realizado una
construcción metafórica del sujeto como “viajero” para argumentar que las
experiencias, objetivas y subjetivas, operan sobre un proceso de desvíos y retornos sobre uno mismo, presentes en la construcción de la identidad. Este recorrido sitúa al
cuerpo como elemento fundamental, ya que es en él donde se clasifican, ordenan y
jerarquizan los sujetos, a partir de normas y valores. En este sentido, a partir de
reflexiones sobre la teoría queer, analizaremos algunos fragmentos de la película Todos
hablan de Jamie para comprender cuál es el aporte de la escuela al discurso sobre el
cuerpo.
The educational theory focused on the stages of mental development, based on the
dualist tradition of the West, producing and reproducing polarities, where nature and
body are separate: “the body, located within the scope of nature, is negated in the
instance of culture”. However, Louro (2016) has made a metaphorical construction of
the subject as a “traveler” to argue that experiences, objective and subjective, operate on
a process of deviations and returns on oneself, present in the construction of identity.
This journey places the body as a fundamental element, since it is in it that subjects are
classified, ordered and hierarchical, based on norms and values. In this sense, using
reflections on queer theory, we will analyze some parts of the film Everybody Talks
About Jamie in order to understand what is the school's contribution to the discourse on
the body; since the entire narrative takes place around the school.