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dc.contributor.author Quaresma, José Wilker Machado
dc.contributor.author Lima, Rafael Barreto
dc.contributor.author Ferreira, Gerlane da Silva
dc.date.accessioned 2023-03-24T22:38:58Z
dc.date.available 2023-03-24T22:38:58Z
dc.date.issued 2022-01-28
dc.identifier.citation QUARESMA, J. W. M.; LIMA, R. B.; FERREIRA, G. S. A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de Lei nº 867/2015 e nº 193/2016. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 317–344, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13614. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13614. Acesso em: 15 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10762
dc.description Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 317-344, 2021. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa visa apesentar a importância de uma leitura crítica para a formação de sujeitos conscientes diante do contexto de disputas políticas e ideológicas que geram retrocessos no currículo educacional brasileiro. Nesse sentido, aspectos do projeto “Escola sem Partido”, o qual, dentre outras proposições, tem por objetivo neutralizar o trabalho docente e direcionar o currículo às convicções morais e religiosas dos pais, foram analisados sob a ótica da literatura distópica, aqui representada pela obra “O Doador de Memórias” (The Giver, 1993), primeiro livro da trilogia de Lois Lowry. A pesquisa constitui‐ se de revisão bibliográfica e foi mediada por um embasamento qualitativo. Assim, foram contextualizadas questões como as relações sociopolíticas e educação sexual, entre outras, o que possibilitou uma análise holística acerca dos aparelhos ideológicos do Estado e suas influências na educação, bem como uma compreensão do quanto a literatura pode contribuir para a emancipação dos sujeitos. pt_BR
dc.description.abstract Esta investigación tiene como objetivo demostrar la importancia de la lectura crítica para la formación de sujetos conscientes dado el contexto de disputas políticas e ideológicas que generan retrocesos en el currículo educativo brasileño. En este sentido, se analizaron aspectos del proyecto “Escola Sem Partido”, que, entre otras propuestas, tiene como objetivo neutralizar la labor docente y orientar el currículo a las convicciones morales y religiosas de los padres, fueron analizados desde la perspectiva de la literatura distópica, representada aquí por la obra “El Doador” (The Giver, 1993), primer libro de la trilogía de Lois Lowry. La investigación consiste en una revisión de la literatura y fue mediada por una base cualitativa. Así, se contextualizaron temas como las relaciones sociopolíticas y la educación sexual, entre otros, lo que permitió un análisis holístico del aparato ideológico del Estado y sus influencias en la educación, así como una comprensión de cómo la literatura puede contribuir a la emancipación de los sujetos. pt_BR
dc.description.abstract This research aims to demonstrate the importance of critical reading for the formation of conscious subjects in the context of political and ideological disputes that generate setbacks in the Brazilian educational curriculum. In this sense, aspects of the Escola Sem Partido Project, which, among other proposals, aims to neutralize the teaching work and direct the curriculum to the parents' moral and religious convictions, were analyzed from the perspective of dystopian literature, represented here by the work “The Giver” (1993), first book in Lois Lowry's trilogy. The research consists of a literature review and was mediated by a qualitative basis. Thus, issues such as sociopolitical relations and sexual education, among others, were contextualized, which enabled a holistic analysis of the ideological apparatus of the State and its influences on education, as well as an understanding of how literature can contribute to the emancipation of subjects. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Currículo educacional pt_BR
dc.subject Gênero e sexualidade pt_BR
dc.subject Escola sem Partido pt_BR
dc.subject Literatura distópica pt_BR
dc.subject Plan de estúdios pt_BR
dc.subject Género y sexualidad pt_BR
dc.subject Educational curriculum pt_BR
dc.subject Gender and sexuality pt_BR
dc.subject Escola sem Partido pt_BR
dc.subject Dystopian literature pt_BR
dc.title A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016 pt_BR
dc.title.alternative La falsa utopía del proyecto “escola sem partido”: intercursos entre la obra “el doador” y proyectos de derecho n ° 867/2015 y n ° 193/2016 pt_BR
dc.title.alternative The false utopia of the “school without party” project: intercourses between the book “the giver” and the bills of law nº 867/2015 and nº 193/2016 pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i2.13614 pt_BR


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