dc.contributor.author |
Quaresma, José Wilker Machado |
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dc.contributor.author |
Lima, Rafael Barreto |
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dc.contributor.author |
Ferreira, Gerlane da Silva |
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dc.date.accessioned |
2023-03-24T22:38:58Z |
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dc.date.available |
2023-03-24T22:38:58Z |
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dc.date.issued |
2022-01-28 |
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dc.identifier.citation |
QUARESMA, J. W. M.; LIMA, R. B.; FERREIRA, G. S. A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de Lei nº 867/2015 e nº 193/2016. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 317–344, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13614. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13614. Acesso em: 15 mar. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10762 |
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dc.description |
Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 317-344, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa visa apesentar a importância de uma leitura crítica para a formação de
sujeitos conscientes diante do contexto de disputas políticas e ideológicas que geram
retrocessos no currículo educacional brasileiro. Nesse sentido, aspectos do projeto
“Escola sem Partido”, o qual, dentre outras proposições, tem por objetivo neutralizar o
trabalho docente e direcionar o currículo às convicções morais e religiosas dos pais,
foram analisados sob a ótica da literatura distópica, aqui representada pela obra “O
Doador de Memórias” (The Giver, 1993), primeiro livro da trilogia de Lois Lowry. A
pesquisa constitui‐ se de revisão bibliográfica e foi mediada por um embasamento
qualitativo. Assim, foram contextualizadas questões como as relações sociopolíticas e
educação sexual, entre outras, o que possibilitou uma análise holística acerca dos
aparelhos ideológicos do Estado e suas influências na educação, bem como uma
compreensão do quanto a literatura pode contribuir para a emancipação dos sujeitos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta investigación tiene como objetivo demostrar la importancia de la lectura crítica
para la formación de sujetos conscientes dado el contexto de disputas políticas e
ideológicas que generan retrocesos en el currículo educativo brasileño. En este sentido,
se analizaron aspectos del proyecto “Escola Sem Partido”, que, entre otras propuestas,
tiene como objetivo neutralizar la labor docente y orientar el currículo a las
convicciones morales y religiosas de los padres, fueron analizados desde la perspectiva
de la literatura distópica, representada aquí por la obra “El Doador” (The Giver, 1993),
primer libro de la trilogía de Lois Lowry. La investigación consiste en una revisión de la
literatura y fue mediada por una base cualitativa. Así, se contextualizaron temas como
las relaciones sociopolíticas y la educación sexual, entre otros, lo que permitió un
análisis holístico del aparato ideológico del Estado y sus influencias en la educación, así
como una comprensión de cómo la literatura puede contribuir a la emancipación de los
sujetos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research aims to demonstrate the importance of critical reading for the formation of
conscious subjects in the context of political and ideological disputes that generate
setbacks in the Brazilian educational curriculum. In this sense, aspects of the Escola
Sem Partido Project, which, among other proposals, aims to neutralize the teaching
work and direct the curriculum to the parents' moral and religious convictions, were
analyzed from the perspective of dystopian literature, represented here by the work
“The Giver” (1993), first book in Lois Lowry's trilogy. The research consists of a
literature review and was mediated by a qualitative basis. Thus, issues such as
sociopolitical relations and sexual education, among others, were contextualized, which
enabled a holistic analysis of the ideological apparatus of the State and its influences on
education, as well as an understanding of how literature can contribute to the
emancipation of subjects. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero e sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Escola sem Partido |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura distópica |
pt_BR |
dc.subject |
Plan de estúdios |
pt_BR |
dc.subject |
Género y sexualidad |
pt_BR |
dc.subject |
Educational curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Gender and sexuality |
pt_BR |
dc.subject |
Escola sem Partido |
pt_BR |
dc.subject |
Dystopian literature |
pt_BR |
dc.title |
A falsa utopia do projeto “escola sem partido”: intercursos entre a obra “o doador de memórias” e os projetos de lei nº 867/2015 e nº 193/2016 |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La falsa utopía del proyecto “escola sem partido”: intercursos entre la obra “el doador” y proyectos de derecho n ° 867/2015 y n ° 193/2016 |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The false utopia of the “school without party” project: intercourses between the book “the giver” and the bills of law nº 867/2015 and nº 193/2016 |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v9i2.13614 |
pt_BR |