dc.contributor.author |
Souza, Túlio Vinícius Andrade |
|
dc.contributor.author |
Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-24T22:43:37Z |
|
dc.date.available |
2023-03-24T22:43:37Z |
|
dc.date.issued |
2022-01-28 |
|
dc.identifier.citation |
SOUZA, T. V. A.; AMAZONAS, M. C. L. A. Sentidos atribuídos à “cura gay” por estudantes da graduação em direito: ressonâncias do ensino jurídico. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 519–544, 2022. DOI: 10.14295/de.v9i2.13527. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13527. Acesso em: 16 mar. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10764 |
|
dc.description |
Revista Diversi dade e Educação, v. 9, n. 2, p. 519-544, 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A partir de digressões sobre o modelo do ensino jurídico vigente no Brasil e, ainda,
considerando os debates midiáticos, legislativos e o acionamento da esfera jurídica para
tutelar encadeamentos da chamada “cura gay”, nosso objetivo foi problematizar a
formação universitária em Direito, no que diz respeito às questões relacionadas à
diversidade sexual e de gênero, verificando o grau de conhecimento de estudantes em
relação ao projeto de lei 4931/2016, popularmente conhecido como “cura gay”, e como
se posicionam em relação a ele. Para isso, realizamos uma pesquisa de campo, através
da aplicação de 200 questionários. Os resultados foram analisados através de uma
perspectiva quanti-qualitativa, com foco na observação das categorias argumentativas
emergentes. Entre os cinco eixos de concordância, doze categorias foram identificadas e
analisadas. Consideramos, com isso, que é necessário, urgentemente, repensar a
educação jurídica e seus compromissos com as questões sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Basado en digresiones sobre el modelo de la enseñanza jurídica vigente en Brasil y
considerando los debates de los medios de comunicación, legislativos y la actuación de
la esfera legal para proteger los encadenamientos de la llamada "cura gay", nuestro
objetivo es problematizar la educación universitaria en Derecho, con respecto a
cuestiones relacionadas con la diversidad sexual y de género, verificando el grado de
conocimiento de los estudiantes en relación al proyecto de ley 4931/2016, conocido
como "cura gay", y cómo se posicionan en relación a él. Realizamos una investigación
de campo, con la aplicación de 200 cuestionarios. Los resultados se analizaron a través
de una perspectiva cuantitativa y cualitativa, centrándose en la observación de las
categorías argumentativas emergentes. Entre las cinco divisiones de concordancia, doce
categorias fueron identificadas y analizadas. Creemos que existe una necesidad urgente
de repensar la educación jurídica y sus compromisos con los problemas sociales. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Based on the current model of legal education in Brazil, and yet considering media and
legislative debates, and the activation of the legal sphere to guard threads of the socalled "gay cure", our objective is to problematize university education in Law, regard
to issues related on sexual and gender diversity, checking students’ degree of
knowledge about Bill 4931/2016, popularly known as "gay cure", and how it is
positioned in relation to it. For this, we carried out a field research, with the application
of 200 questionnaires. The results were analyzed through a quantitative and qualitative
perspective, focusing on the observation of emerging argumentative categories. Among
the five axes of agreement, twelve categories were identified and analyzed. Thus, we
believe that there is an urgent need to rethink legal education and its commitments to
social issues. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Produção de sentidos |
pt_BR |
dc.subject |
"Cura gay" |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino jurídico |
pt_BR |
dc.subject |
Producción de significados |
pt_BR |
dc.subject |
Educación jurídica |
pt_BR |
dc.subject |
Production of meanings |
pt_BR |
dc.subject |
“Gay cure" |
pt_BR |
dc.subject |
Legal education |
pt_BR |
dc.title |
Sentidos atribuídos à “cura gay” por estudantes da graduação em direito: ressonâncias do ensino jurídico |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Significados atribuidos a la “cura gay” por estudiantes de derecho: resonancias de la enseñanza jurídica |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Meanings attributed to "gay cure" by law graduation students: resonances from legal education |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v9i2.13527 |
pt_BR |