Abstract:
A presente escrita tem o intuito de relatar as experiências de um discente de Ciências da
Natureza – Licenciatura, em uma escola pública do interior do município de
Uruguaiana/RS. A atividade foi denominada “varal das mulheres cientistas”, tendo
como objetivo discutir e problematizar com os/as estudantes a participação das
mulheres na ciência, especialmente nas áreas das ciências exatas e da natureza.
Acreditamos que promover atividades como esta é fundamental, tanto para o
empoderamento dos sujeitos femininos ao reconhecerem que as mulheres podem e
devem fazer ciência, quanto para desconstruir algumas das visões estereotipadas de
gênero na sociedade.
La presente escritura tiene el objetivo de relatar las experiencias de un estudiante del
curso “Ciencias de la Naturaleza – Licenciatura”, en una escuela pública del interior del
municipio de Uruguaiana/RS. La actividad fue denominada “tenderero de las mujeres
científicas”, teniendo como objetivo discutir y problematizar con los/las estudiantes la
participación de las mujeres en la ciencia, especialmente en las áreas de las ciencias exactas y de la naturaleza. Creemos que promover actividades como esta es
fundamental, tanto para el empoderamiento de los sujetos femeninos al reconocer que
las mujeres pueden y deben hacer ciencia, como para deconstruir algunas de las visiones
estereotipadas del género en la sociedad.
This paper aims to report the experiences of a Natural Sciences student – in a higher
education teacher training program, in a public school in the countryside of the
municipality of Uruguaiana/RS. The activity was called “clothes line involved an
exhibition of women scientists" in the exact and natural sciences and aimed to
problematize and discuss with the students the participation of women in science. We
believe that promoting such activities is important both for the empowerment of female
subjects by recognizing that women can and should do science, as well as for
deconstructing gender stereotypes present in society.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p.757-771, 2021.