Mulheres cientistas: um varal de histórias e protagonismos

Santana, Emilson Braga; Walczak, Aline Teresinha; Silva, Fabiane Ferreira da

Abstract:

 
A presente escrita tem o intuito de relatar as experiências de um discente de Ciências da Natureza – Licenciatura, em uma escola pública do interior do município de Uruguaiana/RS. A atividade foi denominada “varal das mulheres cientistas”, tendo como objetivo discutir e problematizar com os/as estudantes a participação das mulheres na ciência, especialmente nas áreas das ciências exatas e da natureza. Acreditamos que promover atividades como esta é fundamental, tanto para o empoderamento dos sujeitos femininos ao reconhecerem que as mulheres podem e devem fazer ciência, quanto para desconstruir algumas das visões estereotipadas de gênero na sociedade.
 
La presente escritura tiene el objetivo de relatar las experiencias de un estudiante del curso “Ciencias de la Naturaleza – Licenciatura”, en una escuela pública del interior del municipio de Uruguaiana/RS. La actividad fue denominada “tenderero de las mujeres científicas”, teniendo como objetivo discutir y problematizar con los/las estudiantes la participación de las mujeres en la ciencia, especialmente en las áreas de las ciencias exactas y de la naturaleza. Creemos que promover actividades como esta es fundamental, tanto para el empoderamiento de los sujetos femeninos al reconocer que las mujeres pueden y deben hacer ciencia, como para deconstruir algunas de las visiones estereotipadas del género en la sociedad.
 
This paper aims to report the experiences of a Natural Sciences student – in a higher education teacher training program, in a public school in the countryside of the municipality of Uruguaiana/RS. The activity was called “clothes line involved an exhibition of women scientists" in the exact and natural sciences and aimed to problematize and discuss with the students the participation of women in science. We believe that promoting such activities is important both for the empowerment of female subjects by recognizing that women can and should do science, as well as for deconstructing gender stereotypes present in society.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. 2, p.757-771, 2021.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos