Show simple item record

dc.contributor.author Cruz, Pâmela Suelen Gama da
dc.contributor.author Altmann, Helena
dc.date.accessioned 2023-03-30T12:15:45Z
dc.date.available 2023-03-30T12:15:45Z
dc.date.issued 2021-07-30
dc.identifier.citation CRUZ, P. S. G.; ALTMANN, H. Atypical: neurodiversidade e pedagogia da sexualidade. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 66–92, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13047. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13047. Acesso em: 25 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10778
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.66-92 , Jan./Jun. 2021. pt_BR
dc.description.abstract Por meio da análise fílmica da série Atypical, produzida pela Netflix, este trabalho tem o intuito de indagar como as particularidades do personagem autista Sam Gardner, em relação a sua sexualidade e forma de socializar-se, podem nos trazer reflexões sobre o alcance das pedagogias da sexualidade nas relações sociais. Sam compartilha as angústias de viver em uma sociedade capacitista e as dificuldades para assimilar as regras sociais que permeiam a criação de laços afetivos. A partir do entendimento das pedagogias da sexualidade enquanto processo de disciplinamento dos corpos, mediante práticas discursivas e não-discursivas, conclui-se que a constituição de laços afetivos é permeada por um regime que busca normatizar condutas. Assim sendo, a não reprodução das imposições sociais acabam por gerar a patologização de singularidades. Portanto, ressalta-se a relevância do movimento da neurodiversidade em prol da fluidez de corpos e experiências tidas como abjetas e, por isto, marginalizadas. pt_BR
dc.description.abstract A través del análisis fílmico de la serie Atypical, producida por Netflix, este trabajo pretende indagar cómo las particularidades del personaje autista Sam Gardner, en relación a su sexualidad y forma de socializar, pueden traernos reflexiones sobre el alcance de las pedagogías de la sexualidad en relaciones sociales. Sam comparte las ansiedades de vivir en una sociedad capacitista y las dificultades para asimilar las reglas sociales que impregnan la creación de vínculos afectivos. Desde la comprensión de las pedagogías de la sexualidad como el proceso disciplinador de los cuerpos, a través de prácticas discursivas y no discursivas, se concluye que la constitución de los lazos afectivos está permeada por un régimen que busca estandarizar las conductas. Por tanto, la no reproducción de las imposiciones sociales acaba generando la patologización de las singularidades. Por tanto, se enfatiza la relevancia del movimiento de la neurodiversidad a favor de la fluidez de cuerpos y experiencias consideradas abyectas y, por tanto, marginadas. pt_BR
dc.description.abstract Through the film analysis of the Atypical series, produced by Netflix, this work aims to inquire how the particularities of the autistic character Sam Gardner, in relation to his sexuality and way of socializing, can bring us reflections on the reach of pedagogies of sexuality in social relationships. Sam shares the anxieties of living in a capacitist society and the difficulties in assimilating the social rules that permeate the creation of affective bonds. From the understanding of sexuality pedagogies as the disciplining process of bodies, through discursive and non-discursive practices, it is concluded that the constitution of affective bonds is permeated by a regime that seeks to standardize conduct. Thus, the non-reproduction of social impositions ends up generating the pathologization of singularities. Therefore, the relevance of the movement of neurodiversity in favor of the fluidity of bodies and experiences considered abject and, therefore, marginalized, is emphasized. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Neurodiversidade pt_BR
dc.subject Análise fílmica pt_BR
dc.subject Sexualidad pt_BR
dc.subject Neurodiversidad pt_BR
dc.subject Análisis cinematográfico pt_BR
dc.subject Autism pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Neurodiversity pt_BR
dc.subject Film analysis pt_BR
dc.title Atypical: neurodiversidade e pedagogias da sexualidade pt_BR
dc.title.alternative Atypical: neurodiversidad y las pedagogías de la sexualidad pt_BR
dc.title.alternative Atypical: neurodiversity and sexuality pedagogies pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i1.13047 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record