Abstract:
A educação para a sexualidade tem sido in(ex)cluída do currículo da escola brasileira,
limitando-se ou ao ensino de Biologia, ou a projetos específicos, permanecendo o
desafio da abordagem transversal indicada nas últimas décadas. Historicamente, tem
predominado o viés higienista e biologicista, com ênfase na prevenção da gravidez na
adolescência e ISTs, fugindo das questões ligadas ao desejo, afeto, prazer, gênero e
identidades fora do padrão heteronormativo. Ultimamente, o ataque aos estudos e
políticas de gênero tem mirado as questões de sexualidade e diversidade sexual. Nesse
contexto de disputa cultural em torno das concepções de sexualidade e gênero, este
texto aborda a possibilidade de enfocar a educação para a sexualidade a partir da
Biologia, enfatizando a diversidade sexual, com base no legado de Alfred Kinsey. O
filme Kinsey, que teve pouca repercussão no Brasil, é destacado como possibilidade
pedagógica.
La educación para la sexualidad ha sido (ex)incluida en el currículo de la escuela
brasileña, limitada a la enseñanza de la Biología, o a proyectos específicos, quedando el
desafío del enfoque transversal señalado en las últimas décadas. Históricamente ha
predominado el sesgo higienista y biologicista, con énfasis en la prevención de
embarazos adolescentes e ITS, evadiendo temas relacionados con el deseo, el afecto, el
placer, el género y las identidades fuera del estándar heronormativo. Últimamente, el
ataque a los estudios y políticas de género se ha centrado en temas de sexualidad y
diversidad sexual. En este contexto de disputa cultural sobre las concepciones de
sexualidad y género, este texto aborda la posibilidad de enfocar la educación de la
sexualidad con base en la Biología, enfatizando la diversidad sexual, a partir del legado
de Alfred Kinsey. La película Kinsey, que tuvo poca repercusión en Brasil, se destaca
como una posibilidad pedagógica.
Sexuality education has been (ex)included in the curriculum of the Brazilian school,
limited either to the teaching of Biology, or to specific projects, remaining the challenge
of the curricular mainstreaming approach indicated in the last decades. Historically, the
hygienist and biologicist bias has predominated, with an emphasis on preventing
teenage pregnancies and STI, evading issues related to desire, affection, pleasure,
gender and identities outside the heteronormative standard. Lately, the attack on gender
studies and policies has focused on issues of sexuality and sexual diversity. In this
context of cultural dispute over the conceptions of sexuality and gender, this text
addresses the possibility of focusing on sexuality education from a biological
perspective that emphasizes sexual diversity, based on the legacy of Alfred Kinsey. The
film Kinsey, which had little impact in Brazil, is highlighted as a pedagogical
possibility.