dc.contributor.author |
Romero, Jéssica Fiorini |
|
dc.contributor.author |
Baliscei, João Paulo |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-30T20:52:08Z |
|
dc.date.available |
2023-03-30T20:52:08Z |
|
dc.date.issued |
2021-07-30 |
|
dc.identifier.citation |
ROMERO, J. F.; BALISCEI, J. P. “As Incríveis”; educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 380–404, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13029. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13029. Acesso em: 25 mar. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10788 |
|
dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.380-404, Jan./Jun. 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em um recorte de três personagens que compõem as animações Os Incríveis (2004;
2018) - Helena, Violeta e Evelyn -, percebemos que há caracterizações específicas e
distintas na formação de suas feminilidades. Sendo elas nossos objetos de estudos,
objetivamos tensionar os debates que envolvem feminilidades, gênero e sexualidades no
que tange à representação das personagens femininas. Debruçamo-nos sobre os Estudos
da Cultura Visual e Estudos de Gênero para discussão teórica e analítica de como os
artefatos visuais instauram e disseminam modos de ser e estar no mundo, assim como reforçam estereótipos e papéis de gênero. Concluímos, após a análise, que de modos
distintos essas três personagens exemplificam estereótipos endereçados às mulheres.
Helena, em relação à maternidade; Violeta, à busca pelo relacionamento heterossexual;
e Evelyn, ao antagonismo destinado aos corpos que se desviam da norma. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
En un recorte de tres personajes que componen las animaciones Los Increíbles (2004;
2018) - Helen, Violet y Evelyn -, nos damos cuenta de que existen caracterizaciones
específicas y distintas en la formación de sus feminidades. Dado que son nuestros
objetos de estudio, pretendemos tensar debates que involucran feminidades, género y
sexualidades en torno a la representación de personajes femeninas. Examinamos los
estudios de Cultura Visual y los Estudios de Género para una discusión teórica y
analítica de cómo los artefactos visuales establecen y difunden formas de ser y estar en
el mundo, así como refuerzan los estereotipos y roles de género. Concluimos, tras el
análisis, que de diferentes formas estos tres personajes ejemplifican estereotipos
dirigidos a las mujeres. Helen, en relación a la maternidad; Violet, en busca de una
relación heterosexual; y Evelyn, al antagonismo dirigido a cuerpos que se desvían de la
norma. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In a cutout of three characters that make up the animations The Incredibles (2004; 2018)
- Helen, Violet and Evelyn -, we realize that there are specific and distinct
characterizations in the formation of their femininities. These being our objects of study,
we aimed to tense debates involving femininity, gender and sexuality in relation to the
representation of female characters. We focus on Visual Culture Studies and Gender
Studies for theoretical and analytical discussion of how visual artifacts establish and
disseminate ways of being in the world, as well reinforcing stereotypes and gender
roles. We concluded, after analysis, which in different ways these three characters
exemplify stereotypes assigned to women. Helen, in relation to motherhood; Violet, in
search of a heterosexual relationship; and Evelyn, to the antagonism aimed at bodies
that deflact from the norm. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura Visual |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura Visual |
pt_BR |
dc.subject |
Educación |
pt_BR |
dc.subject |
Género |
pt_BR |
dc.subject |
Sexualidad |
pt_BR |
dc.subject |
Visual Culture |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Sexuality |
pt_BR |
dc.title |
“As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018) |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“Las Increíbles”: educación, cultura visual, sexualidades y caracterización de las personajes mujeres de “Los Increíbles” (2004; 2018) |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“The Incredibles”: education, visual culture, sexualities and characterization of the women characters of “Incredibles” (2004; 2018) |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v9i1.13029 |
pt_BR |