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dc.contributor.author Friederichs, Marta
dc.date.accessioned 2023-03-30T21:06:27Z
dc.date.available 2023-03-30T21:06:27Z
dc.date.issued 2021-07-30
dc.identifier.citation FRIEDERICHS, M. Feminilidade e travestismo em um filme hollywoodiano da década de 1950. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 405–427, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13028. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13028. Acesso em: 25 mar. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10793
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.405-427, Jan./Jun. 2021. pt_BR
dc.description.abstract Nesse artigo, interessa pensar o cinema hollywoodiano da década de 1950 como capaz de ensinar modos de ser e estar no mundo, de produzir e significar o corpo como feminino. Para tal propósito, a partir da análise de duas cenas recortadas da comédia Quanto mais quente melhor, produzida e dirigida por Billy Wilder, em 1959, aproximo-me do pensamento de Michel Foucault e Judith Butler. Ao tomar o cinema como uma potente tecnologia para veicular discursos, com efeitos de verdades, que expressam e ensinam modos de ser e estar feminina, opero com a feminilidade como uma performatividade de gênero. Assim, procuro também discutir como sujeitos que ‘escapam’ das normas de gênero e sexualidade apareciam nas telas do cinema dessa época, bem como, pensar algumas possibilidades do cinema para alavancar discussões sobre relações de gênero e sexualidade no campo da Educação. pt_BR
dc.description.abstract En este artículo, es interesante pensar en el cine de Hollywood de la década de 1950 como capaz de enseñar formas de ser y estar en el mundo, de producir y significar el cuerpo como femenino. Para ello, a partir del análisis de dos escenas recortadas de la comedia Some Like it Hot, producida y dirigida por Billy Wilder en 1959, me acerqué al pensamiento de Michel Foucault y Judith Butler. Al tomar el cine como una tecnología poderosa para transmitir discursos, con los efectos de las verdades, que expresan y enseñan formas de ser y ser femeninas, opero con la feminidad como una performividad de género. Por lo tanto, también trato de discutir cómo los temas que escapan a las normas de género y sexualidad aparecieron en las pantallas del cine de la época, así como pensar en algunas posibilidades del cine para aprovechar las discusiones sobre las relaciones de género y sexualidad en el campo de la Educación. pt_BR
dc.description.abstract In this article, it is interesting to think of hollywood cinema of the fifties as capable of teaching ways of being in the world, of producing and signifying the body as feminine. For this purpose, I discuss two scenes from the comedy Some Like it Hot, produced and directed by Billy Wilder in 1959, approach the thinking of Michel Foucault and Judith Butler. By taking cinema as a powerful technology to convey discourses, with the effects of truths, which express and teach ways of being feminine, I operate with femininity as a gender performativity. Thus, I also try to discuss how subjects who escape the norms of gender and sexuality appeared on the screens of the cinema of that time, as well as, to think about some possibilities of cinema to encourage discussions about gender relations and sexuality in the field of Education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Cinema pt_BR
dc.subject Relações de gênero pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Cine pt_BR
dc.subject Género pt_BR
dc.subject Sexualidad pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Gender relations pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.title Feminilidade e travestismo em um filme hollywoodiano da década de 1950 pt_BR
dc.title.alternative Feminidad y mischismo en una película de hollywood de la década de 1950 pt_BR
dc.title.alternative Femininity and transvestism in a hollywood movie of the fifties pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v9i1.13028 pt_BR


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