dc.contributor.author |
Fonseca, Thomaz Spartacus Martins |
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dc.contributor.author |
Mazzei, Luiz Davi |
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dc.contributor.author |
Machado, Nathalye Nallon |
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dc.date.accessioned |
2023-04-01T01:06:04Z |
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dc.date.available |
2023-04-01T01:06:04Z |
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dc.date.issued |
2021-07-30 |
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dc.identifier.citation |
FONSECA, T. S. M.; MAZZEI, L. D.; MACHADO, N. N. “Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 522–539, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13024. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13024. Acesso em: 25 mar. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10800 |
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dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.522-539, Jan./Jun. 2021. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste artigo abordamos as construções de gênero, buscando analisar as normas sociais
implícitas que fazem com que possamos ser reconhecidos como homens ou mulheres.
Tais normas se constituem num currículo, tal como entendido por Larrosa e Paraíso, que
é divulgado e naturalizado e que estabelece e reforça as relações - de poder e de gênero
- dentro da sociedade. Utilizamos como lócus de pesquisa o cinema, mais
especificamente a animação Mulan, dos estúdios Disney. Nessa obra a normatização do
que é ser homem e o que é ser mulher são temas centrais, bem como as relações – tanto de poder quanto hierárquicas - entre os gêneros. A proposta de discussão que trazemos
inclui olhar, a partir dos percursos teóricos-metodológicos pós-críticos, para as
possibilidades de artefatos culturais como esses, voltados para a infância, tem de
influenciar, modificar ou reforçar regras e valores na construção das identidades dos
sujeitos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
En este artículo abordamos las construcciones de género, buscando analizar las normas
sociales implícitas que hacen posible que seamos reconocidos como hombres o mujeres.
Dichas normas constituyen un currículo, como lo entienden Larrosa y Paraíso, que se
difunde y naturaliza y que establece y refuerza las relaciones - de poder y de género -
dentro de la sociedad. Usamos el cine como un locus de investigación, más
específicamente la animación Mulan, de los estudios Disney. En este trabajo, la
estandarización de lo que significa ser hombre y lo que significa ser mujer son temas
centrales, así como las relaciones -tanto de poder como jerárquicas- entre géneros. La
propuesta de discusión que traemos incluye mirar, desde los caminos teóricometodológicos poscríticos, a las posibilidades de que artefactos culturales como estos,
dirigidos a la infancia, tengan que influir, modificar o reforzar reglas y valores en la
construcción del identidades de los sujetos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In this article, we approach gender constructions, seeking to analyze the implicit social
norms that make it possible for us to be recognized as men or women. Such norms
constitute a curriculum, as understood by Larrosa and Paraíso, which is disseminated
and naturalized and which establishes and reinforces the relationships - of power and
gender - within society. We use cinema as a locus of research, more specifically the
Mulan animation, from Disney studios. In this work, the standardization of what it
means to be a man and what it means to be a woman are central themes, as well as the
relations - both of power and hierarchical - between genders. The discussion proposal
that we bring includes looking, from the post-critical theoretical-methodological paths,
to the possibilities of cultural artifacts such as these, aimed at childhood, have to
influence, modify or reinforce rules and values in the construction of the subjects'
identities. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Currículo |
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dc.subject |
Gênero |
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dc.subject |
Cinema |
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dc.subject |
Plan de estudios |
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dc.subject |
Género |
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dc.subject |
Cine |
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dc.subject |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.title |
“Você vai nos honrar” ou “homem ser”? Currículo e relações de gênero na animação Mulan |
pt_BR |
dc.title.alternative |
"Nos honrarás" o "el hombre sea"? Currículum y relaciones de género en animación Mulan |
pt_BR |
dc.title.alternative |
"Will you honor us" or "man be"? Curriculum and gender relations in animation Mulan |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v9i1.13024 |
pt_BR |