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dc.contributor.author Ocio, Ainhoa Resa
dc.date.accessioned 2023-04-11T22:35:35Z
dc.date.available 2023-04-11T22:35:35Z
dc.date.issued 2020-03-08
dc.identifier.citation OCIO, A. R. El patio escolar como espacio coeducativo. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 277–293, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9660. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9660. Acesso em: 3 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10823
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 277-293, 2020. pt_BR
dc.description.abstract O modelo escolar que a sociedade demanda e que valoriza a igualdade de gênero e o desenvolvimento dos alunos além dos estereótipos tradicionais de gênero é o modelo co-educacional. O pátio da escola não tem sido considerado um espaço educacional. Da perspectiva de gênero, é possível considerar (1) se o pátio de recreio é um espaço de valor pedagógico, (2) que tipo de interação ocorren nele e (3) de que maneira pode -e debe- ser abordada a coeducação nele. A análise teórica realizada mostra como o pátio de recreio da escola é um espaço não regulamentado, no qual existem interações muito representativas das relações sociais fora da escola e nas quais as mesmas desigualdades são reproduzidas. Conclui-se a necessidade de transformar os pátios, apresenta-se a maneira ideal de fazer a mudança e exponen-se exemplos de centros que seguiram esse processo. pt_BR
dc.description.abstract El modelo de escuela que demanda la sociedad y que pone en valor la igualdad de género y el desarrollo del alumnado fuera de los estereotipos de género tradicionales es el coeducativo. Desde esta perspectiva cabe considerar, entre otros, (1) elvalor pedagógico del patio escolar, (2) lasinteracciones que se generan y (3) de qué manera puede –y debe- abordarse la coeducación en él. El análisis teórico realizado muestra cómo el patio de juegoses un contexto no regulado en el que se dan interacciones muy representativas de las relaciones sociales fuera de la escuela y en el que se reproducen desigualdades. Se concluye la necesidad de transformar este espacio, se presenta la manera óptima de realizar el cambio y se exponen ejemplos de centros que han seguido este proceso. pt_BR
dc.description.abstract The coeducational model values gender equality and the students’ development outside of traditional gender stereotypes. The school schoolyard has not been considered as an educational space. From a gender perspective it is needed to consider (1) if the playground is a space of pedagogical value, (2) what kind of interactions occur in it and (3) in what way can co-education in it be addressed? The theoretical analysis carried out shows how the school playground is an unregulated space in which there are very representative interactions of social relations and inequalities outside the school. The need to transform the yards is concluded. Some examples of centers that have change their schoolyards are presented as an example. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Coeducação pt_BR
dc.subject Pátio escolar pt_BR
dc.subject Igualdade de gênero pt_BR
dc.subject Coeducación pt_BR
dc.subject Patio escolar pt_BR
dc.subject Igualdad de género pt_BR
dc.subject Coeducation pt_BR
dc.subject Schoolyard pt_BR
dc.subject Gender equality pt_BR
dc.title El patio escolar como espacio coeducativo pt_BR
dc.title.alternative O pátio escolar como espaço coeducativo pt_BR
dc.title.alternative The schoolyard as a coeducational space pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8iEspeciam.9660 pt_BR


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