dc.contributor.author |
Ocio, Ainhoa Resa |
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dc.date.accessioned |
2023-04-11T22:35:35Z |
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dc.date.available |
2023-04-11T22:35:35Z |
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dc.date.issued |
2020-03-08 |
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dc.identifier.citation |
OCIO, A. R. El patio escolar como espacio coeducativo. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. Especial, p. 277–293, 2020. DOI: 10.14295/de.v8iEspeciam.9660. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9660. Acesso em: 3 abr. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10823 |
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dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. Especial, p. 277-293, 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O modelo escolar que a sociedade demanda e que valoriza a igualdade de gênero e o
desenvolvimento dos alunos além dos estereótipos tradicionais de gênero é o modelo
co-educacional. O pátio da escola não tem sido considerado um espaço educacional. Da
perspectiva de gênero, é possível considerar (1) se o pátio de recreio é um espaço de
valor pedagógico, (2) que tipo de interação ocorren nele e (3) de que maneira pode -e
debe- ser abordada a coeducação nele. A análise teórica realizada mostra como o pátio
de recreio da escola é um espaço não regulamentado, no qual existem interações muito
representativas das relações sociais fora da escola e nas quais as mesmas desigualdades
são reproduzidas. Conclui-se a necessidade de transformar os pátios, apresenta-se a
maneira ideal de fazer a mudança e exponen-se exemplos de centros que seguiram esse
processo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El modelo de escuela que demanda la sociedad y que pone en valor la igualdad de
género y el desarrollo del alumnado fuera de los estereotipos de género tradicionales es
el coeducativo. Desde esta perspectiva cabe considerar, entre otros, (1) elvalor
pedagógico del patio escolar, (2) lasinteracciones que se generan y (3) de qué manera
puede –y debe- abordarse la coeducación en él. El análisis teórico realizado muestra
cómo el patio de juegoses un contexto no regulado en el que se dan interacciones muy representativas de las relaciones sociales fuera de la escuela y en el que se reproducen
desigualdades. Se concluye la necesidad de transformar este espacio, se presenta la
manera óptima de realizar el cambio y se exponen ejemplos de centros que han seguido
este proceso. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The coeducational model values gender equality and the students’ development outside
of traditional gender stereotypes. The school schoolyard has not been considered as an
educational space. From a gender perspective it is needed to consider (1) if the
playground is a space of pedagogical value, (2) what kind of interactions occur in it and
(3) in what way can co-education in it be addressed? The theoretical analysis carried out
shows how the school playground is an unregulated space in which there are very
representative interactions of social relations and inequalities outside the school. The
need to transform the yards is concluded. Some examples of centers that have change
their schoolyards are presented as an example. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Coeducação |
pt_BR |
dc.subject |
Pátio escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Igualdade de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Coeducación |
pt_BR |
dc.subject |
Patio escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Igualdad de género |
pt_BR |
dc.subject |
Coeducation |
pt_BR |
dc.subject |
Schoolyard |
pt_BR |
dc.subject |
Gender equality |
pt_BR |
dc.title |
El patio escolar como espacio coeducativo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
O pátio escolar como espaço coeducativo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The schoolyard as a coeducational space |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v8iEspeciam.9660 |
pt_BR |