dc.contributor.author |
Silva, Silas Veloso de Paula |
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dc.date.accessioned |
2023-04-17T14:36:50Z |
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dc.date.available |
2023-04-17T14:36:50Z |
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dc.date.issued |
2020-07-16 |
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dc.identifier.citation |
SILVA, S. V. P. Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 400–426, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.10914. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/10914. Acesso em: 12 abr. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10849 |
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dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 400-426, Jan./Jun. 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho teórico-político discute a “ideologia de gênero” como um elemento discursivo
de articulação transnacional. Nele, pretende-se abordar origem e constituição da mesma
enquanto instrumento retórico que, desde 2014, tem causado um “pânico moral” nos
segmentos sociais/políticos brasileiros. Ademais, procura-se apresentar outro sentido acerca
do termo, em forma de conceito sociológico, ao mesmo tempo em que reitera uma perspectiva
crítica. A partir da Teoria do Discurso, de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, pretende-se
reflexionar a respeito dos significados e sentidos do referido elemento como uma ferramenta
que põe em xeque o caráter democrático da educação, principalmente no que tange às ciências
humanas. A metodologia de pesquisa utilizada é qualitativa, de caráter exploratório e aponta
para a “ideologia de gênero” difundida em um momento agnotológico, na qual são
institucionalizadas práticas de perseguição, censura e demonização dos sujeitos e grupos que
trabalham com as teorias de gênero. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabajo teórico-político analiza la "ideología de género" como un elemento discursivo de
una articulación transnacional. Está destinado a abordar su origen y constitución como un
instrumento retórico que, desde 2014, ha estado produciendo un "pánico moral" en los
segmentos sociales/políticos brasileños. Además, esta investigación busca aportar otro
significado sobre el término, en forma de un concepto sociológico, al tiempo que reitera una perspectiva crítica. Con base en la teoría del discurso de Ernesto Laclau y Chantal Mouffe,
buscamos reflexionar sobre los significados de dicho elemento, como una herramienta que
cuestiona el carácter democrático de la educación, especialmente con respecto a las
humanidades. La metodología de investigación que resultó en este trabajo es cualitativa,
exploratoria y apunta a la "ideología de género" difundida en un momento agnotológico;
donde están institucionalizados: prácticas de persecución, censura y demonización para
sujetos y grupos que usan teorías de género. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This theoretical-political work discusses “gender ideology” as a discursive element of
transnational articulation. It is intended to address its origin and constitution as a rhetorical
instrument that, since 2014, has been producing a “moral panic” in the Brazilian
social/political segments. Furthermore, this research seeks to bring another meaning about the
term, in the form of a sociological concept, while reiterating a critical perspective. Based on
the Discourse Theory of Ernesto Laclau and Chantal Mouffe, we seek to reflect on the
meanings and meanings of such an element, as a tool that calls into question the democratic
character of education, especially with regard to the humanities. The research methodology
that resulted in this work is qualitative, exploratory and points to the “gender ideology” spread
in an agnotological moment; where they are institutionalized: persecution, censorship and
demonization practices for subjects and groups that use gender theories. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
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dc.subject |
"Ideologia de gênero" |
pt_BR |
dc.subject |
Política |
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dc.subject |
Sociologia |
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dc.subject |
Educación |
pt_BR |
dc.subject |
"Ideología de género" |
pt_BR |
dc.subject |
Sociología |
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dc.subject |
Education |
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dc.subject |
"Gender ideology" |
pt_BR |
dc.subject |
Politics |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology |
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dc.title |
Ideologia de gênero e seus sentidos: embates hegemônicos acerca do ensino e discussão de gênero na educação |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ideología de género y sus significados: lucha hegemónica sobre la enseñanza y la discusión de género en la educación |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Gender ideology and its senses: hegemonic fighting about teaching and gender discussion in education |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v8i1.10914 |
pt_BR |