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dc.contributor.author Morando, André
dc.contributor.author Souza, Nadia Geisa Silveira de
dc.contributor.author Santos, Paloma Nascimento dos
dc.date.accessioned 2023-04-17T14:39:45Z
dc.date.available 2023-04-17T14:39:45Z
dc.date.issued 2020-08-16
dc.identifier.citation MORANDO, A.; SOUZA, N. G. S.; SANTOS, P. N. “Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 452–472, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11310. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11310. Acesso em: 12 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10850
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 8, n. 1, p. 452-472, Jan./Jun. 2020. pt_BR
dc.description.abstract Analisamos neste artigo a rede de enunciados sobre família e homoparentalidade em um grupo virtual do Facebook, que reúne pessoas vinculadas à Educação Infantil. Para conhecer os sentidos atribuídos às famílias pelo grupo, nos inspiramos na netnografia, uma ramificação da etnografia, que tem como campo interações sociais, o universo online. Como ferramenta analítica recorremos aos estudos foucaultianos para conhecer as condições de emergência de determinadas verdades acerca das noções de famílias. A análise mostrou que a maioria das professoras, ainda que se pautando em preceitos da inclusão escolar, entendem a família a partir de papéis bem definidos, como o do pai e o da mãe. Tal entendimento enquadra outras conformações dentro de tal lógica. Assim, ainda que a maioria das professoras reconheça outras conformações como possíveis, a forma de torná-las inteligíveis é a partir da ótica dos papéis sociais de gênero atribuídos ao masculino e ao feminino. Nesse sentido, a escola opera como um espaço de criação de corpos e de condutas ao instituir verdades fixadas em um suposto destino biológico que marca os corpos. pt_BR
dc.description.abstract En este artículo, analizamos la red de declaraciones sobre la familia y los padres en un grupo virtual de Facebook, que reúne a personas vinculadas a la Educación Infantil. Para conocerlos significados que el grupo atribuye a las familias, nos inspira la netnografía, una rama de la etnografía, que tiene interaccionessociales, el universo en línea como su campo. Como herramienta analítica, recurrimos a los estudios foucaultianos para conocer las condiciones de emergencia de ciertas verdades sobre las nociones de familia. El análisis mostró que la mayoría de los maestros, incluso si se basan en los preceptos de inclusión escolar, entienden a la familia desde roles bien definidos, como el del padre y la madre. Tal comprensión se ajusta a otras conformaciones dentro de esta lógica. Por lo tanto, aunque la mayoría de los docentes reconocen otras configuraciones como sea posible, la forma de hacerlas inteligibles es desde la perspectiva de los roles sociales de género atribuidos a hombres y mujeres. En este sentido, la escuela opera como un espacio para la creación de cuerpos y conductas al instituir verdades fijadas en un supuesto destino biológico que marca los cuerpos. pt_BR
dc.description.abstract In this paper, we analyzed the network of statements about family and homoparenting in a Facebook group, which brings education professionals (Early Childhood Education). The meanings attributed to families by the group were analysed by netnography, a branch of ethnography. We resort to Foucauldian studies to learn about the emergence conditions and truths about families notions. The analysis showed that the majority of educators, even if guided by fundamentals precepts of school inclusion, understand the family from well-defined roles, anchored by father and mother figures. This understanding fits other conformations within this logic. Thus, even though most educators recognize other configurations as possible, the way to make them intelligible is from the perspective of social gender roles attributed to men and women. Accordingly this sense, the school operates as a locus for creation bodies and conducts instituting truths fixed in a supposed biological destiny that marks bodies. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Homoparentalidade pt_BR
dc.subject Famílias pt_BR
dc.subject Enseñanza pt_BR
dc.subject Educación en la primera infância pt_BR
dc.subject Homoparentalidad pt_BR
dc.subject Familias pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Child Education pt_BR
dc.subject Homoparentally pt_BR
dc.subject Families pt_BR
dc.title “Chamei os dois e perguntei abertamente, quem era o pai e quem era a mãe”: homoparentalidade, docência e educação infantil pt_BR
dc.title.alternative “Llamé a los dos y pregunté abiertamente, quién era el padre y quién era la madre”: homoparentalidad, enseñanza y educación en la primera infância pt_BR
dc.title.alternative “I called the two and asked who was the father and who was the mother”: homoparentally, teaching and child education pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v8i1.11310 pt_BR


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