dc.contributor.author |
Rossi, Jean Pablo Guimarães |
|
dc.contributor.author |
Babinski, Marcieli |
|
dc.date.accessioned |
2023-04-18T01:27:15Z |
|
dc.date.available |
2023-04-18T01:27:15Z |
|
dc.date.issued |
2020-08-16 |
|
dc.identifier.citation |
ROSSI, J. P. G.; BABINSKI, M. Quem pode ser Merida? Estratégias para a educação de gênero e o empoderamento feminino: um relato de experiência. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 529–544, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11411. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11411. Acesso em: 12 abr. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10856 |
|
dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 8 , n. 1 , p. 529-544, Jan./Jun. 2020. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Mediante as complexidades vivenciadas no contexto escolar, no que tange a participação,
inclusão, práticas não-sexistas e educação de gênero e sexualidade no Ensino
Fundamental I, utilizou-se do longa-metragem: “Valente: A Conquista de Merida”, como
uma ferramenta para ampliar as discussões acerca dos estereótipos de gênero e
sexualidade, além de ampliar as reflexões sobre a violência de gênero e o empoderamento
feminino. Para tanto, o presente trabalho é um recorte de uma experiência pedagógica
com alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental I, de uma escola do Município de Pitanga,
interior do Paraná. A metodologia utilizada consiste em práticas dialógicas pautadas nas
concepções freireanas, tendo o diálogo como centro da aprendizagem e a problematização
como fator fundamental para a mudança. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Mediante las complejidades vivenciadas en el contexto escolar, en lo tocante a la
participación, inclusión, practicas no-sexistas y educación de género y sexualidad en la
Enseñanza Fundamental I, se utilizó el largometraje “Valente: A conquista de Merida”,
como una herramienta para ampliar las discusiones acerca de los estereotipos de género
y sexualidad, además de ampliar las reflexiones sobre la violencia de género y el
empoderamiento femenino. Para tanto, el presente trabajo es un recorte de una
experiencia pedagógica con alumnos del 5° Año de la Enseñanza Fundamental I, de una
escuela del Municipio de Pitanga, interior de Paraná. La metodología utilizada consiste
en prácticas dialógicas pautadas en las concepciones freireanas, teniendo el diálogo como
centro del aprendizaje y la problematización como factor fundamental para el cambio. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Between complexities experienced in the school context, about participation, inclusion,
non-sexist practices and gender and sexuality education in Elementary School I, we used
the film: “Valente: A Conquista de Merida” (Brave) as a tool to improve discussions
about gender and sexuality stereotypes, also, to improve reflections on gender violence
and women's empowerment. Furthermore, the present work is an excerpt from a
pedagogical experience with students from the 5th year of elementary school, from a
school in the city of Pitanga, in the interior of Paraná. The methodology used consists of
dialogic practices based on Freire's conceptions, with dialogue as the center of learning
and problematization as a fundamental element for change. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Merida |
pt_BR |
dc.subject |
Empoderamento |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedade |
pt_BR |
dc.subject |
Educación de género |
pt_BR |
dc.subject |
Empoderamiento |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedad |
pt_BR |
dc.subject |
Gender education |
pt_BR |
dc.subject |
Emporwerment |
pt_BR |
dc.subject |
Society |
pt_BR |
dc.title |
Quem pode ser Merida? Estratégias para a educação de gênero e o empoderamento feminino: um relato de experiência |
pt_BR |
dc.title.alternative |
¿Quien puede ser Merida? Estrategias para la educación de género y el empoderamiento femenino: un relato de experiencia |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Who can be Merida? Strategies for gender education and the female empowerment: an experience report |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v8i1.11411 |
pt_BR |