Abstract:
Este artigo tem por objetivo analisar como ocorre o processo de efetivação das Políticas
Públicas voltadas às mulheres quilombolas no Estado do Rio Grande do Sul, destacando
o racismo institucional vivenciado por esse segmento. Foram entrevistadas mulheres e
lideranças quilombolas do RS e as entrevistas foram analisadas com base na análise de
discurso de Bardin. Nesse contexto, pode-se observar as formas de resistência pelas
mulheres quilombolas, pois essas assumem um protagonismo na reivindicação de
melhorias para suas comunidades e reinventam no seu cotidiano, estratégias de
sobrevivência, mas também de mobilização política para pressionar gestores na busca
de acesso aos seus direitos de cidadania.
Este artículo tiene como objetivo analizar cómo ocurre el proceso de implementación de
políticas públicas dirigidas a las mujeres quilombolas en el estado de Rio Grande do Sul, destacando el racismo institucional experimentado por este segmento. Se entrevistó
a mujeres y líderes de quilombolas de RS y las entrevistas se analizaron según el
análisis del discurso de Bardin. En este contexto, es posible observar las formas de
resistencia de las mujeres quilombolas, ya que toman un papel de liderazgo al reclamar
mejoras para sus comunidades y reinventarse en su vida diaria, estrategias de
supervivencia, pero también movilización política para presionar a los gerentes a buscar
acceso a sus derechos de ciudadanía.
This article aims to analyze how the process of implementation of public policies aimed
at quilombola women in the state of Rio Grande do Sul occurs, highlighting the
institutional racism experienced by this segment. Women and quilombola leaders from
RS were interviewed and the interviews were analyzed based on Bardin's discourse
analysis. In this context, it is possible to observe the forms of resistance by quilombola
women, as they take a leading role in claiming improvements for their communities and
reinvent in their daily life, survival strategies, but also political mobilization to pressure
managers to seek access to your citizenship rights.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v.7, n. especial, p.121-132, 2019.