Abstract:
O objetivo do presente artigo é analisar alguns materiais produzidos a partir de alguns
projetos que fizeram parte da chamada “Meninas e jovens na ciências exatas,
engenharias e computação 18/2013”, com relação aos marcadores sociais de gênero e
raça-etnia. Este trabalho, se fundamenta a partir dos campos teóricos dos Estudos
Culturais e dos Estudos Feministas, nas suas vertentes pós-estruturalistas. Para
produção dos dados investigamos os projetos contemplados e mapeamos aqueles que
possuíam página na internet, a fim de analisar os artefatos culturais, produzidos e
disponibilizados no endereço eletrônico dos mesmos. Encontramos 14 projetos, com
uma grande amplitude de materiais. Optamos em analisar as Histórias em Quadrinhos
(HQ) e os Almanaques. Ambos materiais não apresentavam mulheres cientistas negras.
No Almanaque encontramos pessoas negras, como parte integrante da história, porém
escutando os conceitos científicos que outra pessoa estava explicando. Consideramos
que tais artefatos podem servir de subsídio para professoras/es utilizarem nas escolas
enquanto ferramentas didático-pedagógicas para discussão das questões relacionadas a
gênero e ciência na sala de aula.
Este trabajo tiene como objetivo analizar algunos materiales producidos a partir de algunos
proyectos que fueron parte de la llamada Niñas y jóvenes en las ciencias exactas, ingeniería y
computación 18/2013, con respecto a los marcadores sociales de género y etnia racial.
Producido dentro de los entemdimientos post estructuralista de los estudios feministas de la
ciencia. Para producir los datos realizamos tres movimientos: investigamos los proyectos
contemplados; analizamos el currículum lattes de las/los investigadoras/es; mapeamos aquellos
proyectos que tenían páginas web para analizar los artefactos culturales producidos por los
proyectos y puestos a disposición en su sitio web. Encontramos 14 proyectos con una amplia
gama de materiales en sus páginas online. Dada esta amplitud, elegimos analizar los cómics y
los Almanaques. En los cómics, encontramos historias de mujeres científicas en posiciones
prominentes, mientras que los Almanaques presentaban historias con personajes femeninos, que
explicaban conceptos científicos del área específica en la que se insertaron los proyectos.
Consideramos que tales artefactos son interesantes para ser utilizados en las escuelas como
herramientas didáctico-pedagógicas para la discusión de cuestiones de género y ciencias.
This paper aims to analyze some materials obtained from the projects that were part of
the called “Meninas e jovens fazendo ciências exatas, engenharias e computação
18/2013”, regarding social markers of gender and race-ethnicity. Produced within the
poststructuralist strand of feminist science studies. To produce the data we invested in
three movements: we investigated the contemplated projects. We analyzed the lattes
curriculum of the project researchers. we mapped the projects that had web pages in
order to analyze the cultural artifacts produced by the projects and made available at
their electronic addresses. We found 14 projects with a wide range of materials on their
online pages. In the Comics, we find stories of women scientists in prominent positions,
while the almanacs presented stories with women who explained scientific concepts in
the specific area in which the projects were inserted. We consider such artifacts
interesting to be used in schools as didactic and pedagogical tools for discussion of
gender and science issues.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v.7 , n. especial, p.259-275, 2019.