Show simple item record

dc.contributor.author Mota, Junior Cesar
dc.contributor.author Kitzmann, Dione Iara Silveira
dc.date.accessioned 2023-05-05T12:55:36Z
dc.date.available 2023-05-05T12:55:36Z
dc.date.issued 2017-12-19
dc.identifier.citation MOTA, J. C.; KITZMANN, D. I. S. Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 34, n. 3, p. 72–92, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7475. Acesso em: 3 out. 2022. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10931
dc.description Artigo de periódico pt_BR
dc.description.abstract As pesquisas acerca da Ambientalização Curricular (AC) vêm se potencializando nas últimas décadas. Desse modo, esse artigo tem como objetivo analisar o que tem sido produzido em relação à temática, para que se possa ter uma visão de para onde se quer ir, e como/por que construir os próximos caminhos a serem trilhados. A partir disto, emerge o seguinte questionamento: o que se mostra de AC nas pesquisas acadêmicas realizadas entre os anos de 2002 e 2016no Brasil? De modo geral, identificamos que os estudos estão relacionados a diagnósticos e/ou indicam fragilidades, bem como os desafios e possibilidades de integração da Educação Ambientalnos currículos. No mais, mesmo não tendo encontrado propostas para ambientalizar os currículos, identificamos subsídios sobreo saber-fazer, capazes de potencializar a AC na Educação Superior. pt_BR
dc.description.abstract Researches about the Curricular Environmentalization (CE) has been increasingin recent decades. This article aims to analyze what has been produced in relation to the thematictohave a vision of where it wants to go, and how/why build the next paths to be pursued. From this, the following question arises: What does CE show in academic surveys conducted between the years of 2002 and 2016in Brazil? In general, we identified that the studies are related to diagnosis, and/or indicate fragilities, as well as the challenges and possibilities of integrating the Environmental Educationinto the curriculum. In the most, even though we have not found proposals to environment the curriculum, we find subsidies aboutthe know-how able to potentiate the CE in Higher Education. pt_BR
dc.description.abstract La investigación sobre la Ambientalización Curricular (AC) ha ido en aumento en las últimas décadas. Por lo tanto, este artículo pretende analizar lo que se ha producido en relación a lo temático, para que pueda tener una visión de dónde quiere ir, y cómo/por qué construir los caminos siguientes que se perseguirán. De ahí surge la siguiente pregunta: ¿qué se muestra sobre la AC en los estudios académicos realizados entre los años 2002 y 2016en Brasil? En general, identificamos los estudios están relacionados con el diagnóstico y/o indican fragilidades, así como los retos y posibilidades de integrar la Educación Ambiental en el currículo. En la mayoría, a pesar de que no hemos encontrado propuestas para ambientalizarel currículo, encontramos subvenciones acerca delsaber-hacercapaz de potenciar el AC en la Educación Superior. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ambientalização Curricular pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Educação Superior brasileira pt_BR
dc.subject Curricular Environmentalization pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Brazilian Higher Education pt_BR
dc.subject Ambientalización Curricular pt_BR
dc.subject Educación Ambiental pt_BR
dc.subject Educación Superior brasileña pt_BR
dc.title Um Estado da Questão sobre Ambientalização Curricular na Educação Superior brasileira: práticas, desafios e potencialidades pt_BR
dc.title.alternative A State of the Questionin the Curricular Environmentalization in Brazilian Higher Education: practices, challenges and potentialities. pt_BR
dc.title.alternative Un Estado de la cuestiónsobreAmbientalización Curricular en la Educación Superiorbrasileña: prácticas, retos e potenciales. pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7475 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record