Abstract:
Este trabalho tem por objetivo traçar considerações acerca da constituição de
relatos formativos de um corpo negro, mulher trans e pedagogo em sua trajetória nos
espaços educacionais. Faz-se isto sob a perspectiva heterautobiográfica, reconhecendo as
narrativas de si como um modo de presentificação da memória no fazer-se corpo e na
exposição de tecnologias de poder e de resistência em atuação na constituição do eu. A
produção da narrativa deu-se com uma estudante de Pedagogia, mulher, trans, negra, da
Universidade Estadual de Maringá, Paraná. Neste manuscrito discorre-se sobre a
tecnologia de poder da expropriação de perspectiva, bem como das tecnologias de
resistência da reatividade a expropriação, desenvolvimento de alianças e afirmação de si.
Este trabajo tiene por objetivo trazar consideraciones acerca de la
constitución de relatos formativos de un cuerpo negro, mujer trans y pedagogo en su
trayectoria en los espacios educativos. Se hace esto bajo la perspectiva
heterautobiográfica, reconociendo las narrativas de sí como un modo de presentificación
de la memoria en el hacerse cuerpo y en la exposición de tecnologías de poder y de
resistencia en actuación en la constitución del yo. La producción de la narrativa se dio
con una estudiante de Pedagogía, mujer, trans, negra, de la Universidad Estadual de
Maringá, Paraná. En este manuscrito se discurre sobre la tecnología de poder de la
expropiación de perspectiva, así como de las tecnologías de resistencia de la reactividad
a la expropiación, desarrollo de alianzas y afirmación de sí.
This work aims to draw up considerations about the constitution of
formative reports of a black body, trans woman and pedagogue in its trajectory in
educational spaces. This is done under the heterautobiographic perspective, recognizing the narratives of self as a way of presentification of memory in the making of body and
the exhibition of technologies of power and resistance in acting in the constitution of the
self. The production of the narrative occurred with a student of Pedagogy, woman, trans,
black, of the State University of Maringá, Paraná. In this manuscript we discuss the power
technology of perspective expropriation, as well as the technologies of reactivity
resistance to expropriation, alliance development and self affirmation.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 1, Jan.-Jun., p. 30-38, 2018.