A mulher na educação: um caminho de pedras

Santos, Maria das Graças Moura; Costa, Dhemersson Warly Santos

Abstract:

 
Este artigo é fruto do recorte inicial de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, campus de Altamira. Buscarei nas linhas que entrelaçam esse texto tracejar um breve percurso histórico da inserção da mulher na educação brasileira. Uma estrada que é marcada por exclusões, mas também resistências e enfrentamento na luta por uma formação igualitária. Falar da história da educação feminina é narrar histórias de mulheres-professoras-mães-filhaseducadoras...
 
Este artículo es fruto del recorte inicial de una investigación desarrollada junto al Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Pará, campus de Altamira. Busqué en las líneas que entrelazan ese texto a trazar un breve recorrido histórico de la inserción de la mujer en la educación brasileña. Una carretera que está marcada por exclusiones, pero también resistencias y enfrentamiento en la lucha por una formación igualitaria. La historia de la educación femenina es narrar historias de vida, vidas que componen historias de mujeres-profesoras-madres-hijas-educadoras ... Historias de vida que están directamente engendradas en la formación, sea como mujer, sea como profesora.
 
This article is the result of the initial cut of a research developed with the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Pará, Altamira campus. I will look for the lines that interweave this text to trace a brief history of the insertion of women in Brazilian education. A road that is marked by exclusions, but also resistance and confrontation in the fight for an egalitarian formation. To talk about the history of women's education is to tell stories of life, lives that make up stories of womenteachers-mothers-daughters-educators... Life stories that are directly engendered in formation, whether as a woman or as a teacher.
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 1, Jan.-Jun., p. 59-66, 2018.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos