Abstract:
Este artigo é fruto do recorte inicial de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de
Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, campus de Altamira.
Buscarei nas linhas que entrelaçam esse texto tracejar um breve percurso histórico da
inserção da mulher na educação brasileira. Uma estrada que é marcada por exclusões,
mas também resistências e enfrentamento na luta por uma formação igualitária. Falar da
história da educação feminina é narrar histórias de mulheres-professoras-mães-filhaseducadoras...
Este artículo es fruto del recorte inicial de una investigación desarrollada junto al
Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Pará, campus de
Altamira. Busqué en las líneas que entrelazan ese texto a trazar un breve recorrido
histórico de la inserción de la mujer en la educación brasileña. Una carretera que está
marcada por exclusiones, pero también resistencias y enfrentamiento en la lucha por una
formación igualitaria. La historia de la educación femenina es narrar historias de vida,
vidas que componen historias de mujeres-profesoras-madres-hijas-educadoras ...
Historias de vida que están directamente engendradas en la formación, sea como mujer,
sea como profesora.
This article is the result of the initial cut of a research developed with the Postgraduate
Program in Education of the Federal University of Pará, Altamira campus. I will look for the lines that interweave this text to trace a brief history of the insertion of women in
Brazilian education. A road that is marked by exclusions, but also resistance and
confrontation in the fight for an egalitarian formation. To talk about the history of
women's education is to tell stories of life, lives that make up stories of womenteachers-mothers-daughters-educators... Life stories that are directly engendered in
formation, whether as a woman or as a teacher.
Description:
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 1, Jan.-Jun., p. 59-66, 2018.