dc.contributor.author |
Pereira, Lorena Kelly Alves |
|
dc.contributor.author |
Fernandes, Francisete Pereira |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-25T00:10:47Z |
|
dc.date.available |
2023-05-25T00:10:47Z |
|
dc.date.issued |
2018-06 |
|
dc.identifier.citation |
PEREIRA, L. K. A.; FERNANDES, F. P. Introdução do debate sobre gênero e diversidade no IFCE campus Crato: os primeiros passos. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 99–119, 2018. DOI: 10.14295/de.v6i1.8009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8009. Acesso em: 18 maio. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN: 2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11015 |
|
dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 1, Jan.-Jun., p. 99-119, 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo tem por objetivo relatar os primeiros passos do surgimento do debate sobre gênero e diversidade no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará –IFCE campus Crato a partir da construção coletiva de um evento que, posteriormente, passou a fazer parte da política de atuação da escola em relação a esses temas. Trata-se do evento chamado Encontro sobre Diversidade, que tem como público-alvo estudantes, professores(as) e técnicos(as) da instituição, bem como a comunidade em geral. Este é um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que discorre sobre o surgimento do evento sobre diversidade como uma política de atuação do campus, sua concepção e seus impactos no cotidiano escolar. Conclui-se que a realização anual desse evento suscita e fortalece a discussão sobre gênero e diversidade no ambiente escolar, promovendo um espaço educativo para a prática da cidadania e da democracia, proporcionando o desenvolvimento de competências individuais e coletivas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artículo tiene por objetivo relatar los primeros pasos del surgimiento del debate sobre género y diversidad en el Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Ceará -IFCE campus Crato a partir de la construcción colectiva de un acontecimiento que, posteriormente, pasó a hacer parte de la política de actuación de la escuela en relación a esos temas. Se trata del evento llamado Encuentro sobre Diversidad, que tiene como público destinatario a los estudiantes, profesores y técnicos de la institución, así como a la comunidad en general. Este es un estudio descriptivo, del tipo relato de experiencia, que discurre sobre el surgimiento del evento sobre diversidad como una política de actuación del campus, su concepción y sus impactos en el cotidiano escolar. Se concluye que la realización anual de un evento como ese suscita y fortalece el debate sobre género y diversidad en el ámbito escolar, promoviendo un espacio de educación para la ciudadanía y la democracia, proporcionando, además, el desarrollo de competencias individuales y colectivas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper aims to report the first steps regarding the origino f the discussion on gender and diversity in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceara –IFCE, Crato campus. It is based on the collective construction of an event that later became part of the action policies of the school in relation to these themes. The given event, called Diversity Meeting, whose target audience are students, teachers and school’s technicians as well as the community in general. This is a descriptive study in which there is an experience report, whose goal is to talk about the origin of the event regarding diversity as na action policy of thecampus, its conception and its impacts on school life. It is concluded that its annual execution raises and strengthens the discussion on gender and diversity in the school environment, promoting na educational space for practicing citizenship and democracy, providing the development of individual and collective competences |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade |
pt_BR |
dc.subject |
IFCE campus Crato |
pt_BR |
dc.subject |
Género |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidad |
pt_BR |
dc.subject |
Gender |
pt_BR |
dc.subject |
Diversity |
pt_BR |
dc.subject |
IFCE Crato campus |
pt_BR |
dc.title |
Introdução do debate sobre gênero e diversidade no IFCE campus Crato: os primeiros passos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Introducción del debate sobre género y diversidad en el IFCE campus Crato: los primeros pasos |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Introduction of the discussion on gender and diversity in the IFCE campus Crato: the first steps |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v6il.8009 |
pt_BR |