Abstract:
O artigo tem por objetivo discutir sobre os conceitos de educação sexual, orientação
sexual e educação para a sexualidade. A opção teórica é pelo termo educação(ões) para a(s)
sexualidade(s). Pretendo no presente artigo, discutir essas questões, sem a pretensão de esgotálas, ressaltando as possibilidades, as dificuldades, os conflitos, os avanços, os ganhos, os
desafios, os propósitos e os despropósitos... decorrentes da prática da educação para a(s)
sexualidade(s) na educação de educadoras e educadores em cursos de formação inicial e
continuada. Não se almeja chegar a conclusões, a respostas com tom de verdade ou definitivas.
Importa, sobretudo, refletir, palpitar, questionar, problematizar, discutir, pensar sobre esses e
outros assuntos, bem como tencionar discursos e provocar inquietações, algo que ao longo
desses últimos vinte e poucos anos têm constituído objeto constante de meus estudos, de
práticas de desacomodação na discussão da interface entre sexualidade(s), gênero(s) e
educação.
El artículo tiene como objetivo discutir sobre los conceptos de educación sexual,
orientación sexual y educación para la sexualidad. Se ha optado teóricamente por el término
educación(es) para la(s) sexualidad(es). Pretendo en este artículo, discutir estas cuestiones sin
pretensiones de agotarlas, resaltando las posibilidades, las dificultades, los conflictos, los
avances, las ventajas, los desafíos, los propósitos y los despropósitos... consecuencia de la
práctica de la educación para la(s) sexualidad(es) en la educación de educadoras y educadores
en cursos de formación inicial y continuada. No se pretende llegar a conclusiones, a respuestas
con carácter de verdad o definitivas. Importa, principalmente, reflexionar, palpar, cuestionar,
problematizar, discutir, pensar sobre estos y otros asuntos, así como proponer discursos y
provocar inquietudes, algo que a lo largo de estos últimos veinte y pocos años ha sido objeto
constante de mis estudios, de prácticas críticas en la discusión de las interconexiones entre
sexualidad(es), género(s) y educación.
The article aims to discuss about the concepts of sexual education, sexual
orientation and education for sexuality. The theoretical option is for the term education(s) for
sexuality(ies). I intend in this article to discuss these questions, without the pretension of
exhaust them, highlighting the possibilities, the difficulties, the conflicts, the advances, the
gains, the challenges, the purposes and impertinences... due to the practice of education for
sexuality(ies) in the education of teachers in initial and continuous formation. It does not aim
to reach conclusions, answers with a ring of truth or definitive ones. It matters, above all, to
reflect, to sound out, to question, to problematize, to discuss, to think about this and other
subjects, as well as plan speeches and cause disquiet, something that along these twenty-odd
years has been the constant object of my studies, practices of discomfort in discussing the
interface between sexuality(ies), gender(s) and education.
Description:
Parte desse texto é baseada em XAVIER FILHA, Constantina. Educação para a sexualidade: entre carregar água na peneira, catar espinhos na água e a prática de despropósitos. In . Educação para a sexualidade, equidade de gênero e diversidade sexual. Campo Grande: Editora da UFMS, 2009 [no prelo]. // Revista Diversidade e Educação, v. 5, n. 2, p. 16-39, Jul./Dez. 2017.