Discursos entrecruzados: gênero e sexualidade nas aulas de português e espanhol

Assumpção, Ana Paula Vieira de Andrade; Freitas, Silvia Garcia de

Abstract:

 
A importância de discutir, em sala de aula, temáticas relacionadas a gênero, à sexualidade, à identidade dá-se pelo simples fato de que vivemos em uma sociedade em que a diversidade existe, mas que é frequentemente desrespeitada, violando, dessa maneira, os direitos humanos e despromovendo a cidadania. Isso significa que é dever dos aparelhos de Estado – Instituição família, Instituição escola e Estado – promover ações que possibilitem a consolidação de uma sociedade democrática, a desestabilização do sexismo, da homofobia ou de qualquer outro tipo de preconceito. O objetivo deste artigo é descrever a metodologia de ensino aplicada para debater sobre esses temas transversais, direcionando @s alun@s dos 3ºs anos a pensarem sobre a construção de posições definidas como padrões historicamente ditos “normais".
 
Lo importante de discutir, en clase, las temáticas relacionadas con el género, la sexualidad y la identidad ocurre por el simple hecho de que vivimos en una sociedad en la que existe mucha diversidad, mas que a menudo no es respetada, ignorando los derechos humanos y degradando la ciudadanía. Esto significa que es deber de los aparatos del Estado - Institución familiar, Institución escuela y Estado - promover acciones que posibiliten la consolidación de una sociedad democrática, la desestabilización del sexismo, de la homofobia o de cualquier otro tipo de prejuicio. El objetivo de este artículo es describir la metodología de enseñanza utilizada para promover discusiones acerca de los temas trasversales, proponiendo a los alumnos del tercer año de la enseñanza media una reflexión crítica sobre la construcción de pensamientos comprendidos como correctos y históricamente tratado como “normales”.
 
The importance of discussing, in class, themes related to gender, sexuality, identity is the sample fact that we live in a society where diversity exists, but it is often disregarded. At this way, it violates the human rights and consequently demotes the citizenship. It means that it is duty of the apparatus of the State – family, school and State – to promote actions in order to allow the consolidation of a democratic society through the sexism and homophobia disestablishment as the other kinds of prejudice. The aim of this article is to describe the applied teaching methodology in order to discuss about cross-cuting themes, directing senior year students of High School to think about the construction of positions historically defined as "normal".
 

Description:

Revista Diversidade e Educação, v. 5, n. 2, p. 91-95, Jul./Dez. 2017.

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