dc.contributor.author |
Pinto, Érica Jaqueline Soares |
|
dc.contributor.author |
Amorim, Valquíria Gila de |
|
dc.contributor.author |
Carvalho, Maria Eulina Pessoa de |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-28T23:04:01Z |
|
dc.date.available |
2023-05-28T23:04:01Z |
|
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.citation |
PINTO, É. J. S.; AMORIM, V. G. de; CARVALHO, M. E. P. de. Entre discriminação explícita e velada: Experiências de alunas de física na educação superior. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 13–32, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/6737. Acesso em: 22 maio. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11028 |
|
dc.description |
Rev. Diversidade e Educação, v.4, n.8, p. 13-32, jul./dez. 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Apesar de serem maioria do alunado da educação superior, a presença de mulheres continua rara no curso de Física. Este artigo examina as experiências acadêmicas de alunas
docurso de Física. Utilizou-se uma abordagem qualitativa através de entrevistas com duas
graduandas, cinco graduadas e duas desistentes do curso de Física de uma instituição de
ensino superior pública, no Nordeste do Brasil. A análise mostra uma cultura masculina com
práticas preconceituosas e discriminatórias explícitas e implícitas nas relações entre colegas e
professores. O clima frio revela um modelo de estudante de Física: extremamente estudioso e
antissocial. Jovens mulheres, mesmo que apresentem bom desempenho acadêmico, são vistas
com estranhamento, como incompatíveis com a dureza do curso ou como objetos sexuais.
Algumas desistem e outras resistem; estas últimas, para serem aceitas e reconhecidas, sentem-se pressionadas a destacar-se mais do que os homens. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Discriminação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação superior |
pt_BR |
dc.subject |
Física |
pt_BR |
dc.subject |
Alunas de física |
pt_BR |
dc.title |
Entre discriminação explícita e velada: experiências de alunas de física na educação superior |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |