dc.contributor.author |
Marin, Yonier Alexander Orozco |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-28T23:05:34Z |
|
dc.date.available |
2023-05-28T23:05:34Z |
|
dc.date.issued |
2019-01 |
|
dc.identifier.citation |
MARIN, Y. A. O. Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 242–248, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8482. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482. Acesso em: 16 maio. 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.other |
E-ISSN 2358-8853 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11029 |
|
dc.description |
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 242-248, Jul./Dez. 2018. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho objetiva abordar as potencialidades dos clipes musicais para tratar as
questões das identidades e a diversidade sexual e de gênero em sala de aula, a partir da
perspectiva de professoras e professores de ciências naturais. Apresenta-se uma breve
análise de cinco clipes musicais que permitem uma abordagem transgressora dessas
questões. As análises permitem ressaltar o potencial dos clipes para promover sentidos
não unicamente estéticos, mas também críticos sobre os produtos culturais por parte de
alunas e alunos, a importância da mediação docente e a possibilidade de questionar
estereótipos em sala de aula. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El trabajo aborda las potencialidades de los videos musicales para abordar las cuestiones
de las identidades y la diversidad sexual y de género en el aula, desde la perspectiva de
profesoras y profesores de ciencias naturales. Se presenta un breve análisis de cinco
videos musicales que permiten un abordaje transgresor de esas cuestiones. Los análisis
permiten resaltar el potencial de los videos para promover sentidos no sólo estéticos,
sino también críticos sobre los productos culturales por parte de alumnas y alumnos, la
importancia de la mediación docente y la posibilidad de cuestionar estereotipos en el
aula. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The paper approaches the potential of music videos to address issues of gender and
sexual identity and diversity in the classroom, from the perspective of teachers of
natural sciences. We present a brief analysis of five musical videos that allow a
transgressive approach to these questions. The analysis highlights the potential of the
videos to promote not only an esthetic but also critical aspects about cultural products
by students, the importance of teacher mediation and the possibility of questioning
stereotypes in the classroom. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos de gênero |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidade e escola |
pt_BR |
dc.subject |
Educación sexual |
pt_BR |
dc.subject |
Estudios de género |
pt_BR |
dc.subject |
Diversidad y escuela |
pt_BR |
dc.subject |
Diversity and school |
pt_BR |
dc.subject |
Science Education |
pt_BR |
dc.subject |
Sex education |
pt_BR |
dc.title |
Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Videos musicales como recursos para introducir el debate sobre las diversidades y las identidades en clase |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Music video as a resource to introduce the debate on the diversities-identities in a classroom |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
10.14295/de.v6i2.8482 |
pt_BR |