Show simple item record

dc.contributor.author Marin, Yonier Alexander Orozco
dc.date.accessioned 2023-05-28T23:05:34Z
dc.date.available 2023-05-28T23:05:34Z
dc.date.issued 2019-01
dc.identifier.citation MARIN, Y. A. O. Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 242–248, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8482. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8482. Acesso em: 16 maio. 2023. pt_BR
dc.identifier.other E-ISSN 2358-8853
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11029
dc.description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 242-248, Jul./Dez. 2018. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho objetiva abordar as potencialidades dos clipes musicais para tratar as questões das identidades e a diversidade sexual e de gênero em sala de aula, a partir da perspectiva de professoras e professores de ciências naturais. Apresenta-se uma breve análise de cinco clipes musicais que permitem uma abordagem transgressora dessas questões. As análises permitem ressaltar o potencial dos clipes para promover sentidos não unicamente estéticos, mas também críticos sobre os produtos culturais por parte de alunas e alunos, a importância da mediação docente e a possibilidade de questionar estereótipos em sala de aula. pt_BR
dc.description.abstract El trabajo aborda las potencialidades de los videos musicales para abordar las cuestiones de las identidades y la diversidad sexual y de género en el aula, desde la perspectiva de profesoras y profesores de ciencias naturales. Se presenta un breve análisis de cinco videos musicales que permiten un abordaje transgresor de esas cuestiones. Los análisis permiten resaltar el potencial de los videos para promover sentidos no sólo estéticos, sino también críticos sobre los productos culturales por parte de alumnas y alumnos, la importancia de la mediación docente y la posibilidad de cuestionar estereotipos en el aula. pt_BR
dc.description.abstract The paper approaches the potential of music videos to address issues of gender and sexual identity and diversity in the classroom, from the perspective of teachers of natural sciences. We present a brief analysis of five musical videos that allow a transgressive approach to these questions. The analysis highlights the potential of the videos to promote not only an esthetic but also critical aspects about cultural products by students, the importance of teacher mediation and the possibility of questioning stereotypes in the classroom. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal do Rio Grande - FURG pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação sexual pt_BR
dc.subject Estudos de gênero pt_BR
dc.subject Diversidade e escola pt_BR
dc.subject Educación sexual pt_BR
dc.subject Estudios de género pt_BR
dc.subject Diversidad y escuela pt_BR
dc.subject Diversity and school pt_BR
dc.subject Science Education pt_BR
dc.subject Sex education pt_BR
dc.title Clipes musicais como recurso para introduzir o debate sobre as diversidades-identidades em sala de aula pt_BR
dc.title.alternative Videos musicales como recursos para introducir el debate sobre las diversidades y las identidades en clase pt_BR
dc.title.alternative Music video as a resource to introduce the debate on the diversities-identities in a classroom pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi 10.14295/de.v6i2.8482 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record