Abstract:
A preocupação com o meio ambiente está inserida em várias
áreas do conhecimento e presente no cotidiano de diferentes tipos
de profissionais. Fornecer informações, com o intuito de alcançar
um comportamento ecologicamente correto, gerando
pensamentos críticos e atitudes conscientes com relação ao
ecossistema, também são tarefas do profissional bibliotecário.
Colocar em prática tais atividades biblioteconômicas, através de
métodos não-convencionais, foi o fator motivador que impulsionou
o desenvolvimento deste trabalho, no qual crianças da 1º a 4º série
da Escola Barão de Cerro Largo, localizada no município de Rio
Grande, RS, pudessem participar de uma Trilha Ecológica e
visualizar a natureza devastada e a natureza protegida, através da
montagem de cenários e da narração de uma história infantil.
The concern on environment is included in many fields of knowledge
and is present in the routine of different professional areas. To
provide information aiming at achieve an environmentally correct
behavior, to create critical thoughts and conscious attitudes related
to our ecosystem are also some tasks of librarians. Putting in practice
such librarians’ activities, through non-conventional methods, was
the reason for the development of this project, in which children from elementary school of Barão de Cerro Largo School, located in
the town of Rio Grande, could participate in an Environmental
Track, and see the destroyed and protected nature, through the
assembly of settings and the tell of a children’s story.
Description:
Biblos, Rio Grande, 18: 179-187, 2006.