Abstract:
A principal característica do livro de imagem é não ter texto verbal, além disso, pode- se ver que a sua relação com os leitores se dá através da interação e pela leitura de
imagens geradas a partir da construção de narrativas criadas pelas imagens que se
apresentam numa sequência. O livro de imagem é um recurso cada vez mais
importante no auxílio do desenvolvimento da leitura visual, de crianças, jovens e
adultos. Ele pode ser caracterizado como um livro sem texto verbal, constituído
apenas por imagens que se apresentam numa sequência, a qual proporciona a
construção de uma narrativa. Este trabalho teve, como objetivo geral, analisar como a
área de Biblioteconomia brasileira aborda o livro de imagem em sua produção
acadêmica. A pesquisa bibliográfica possibilitou a identificação do que é o livro de
imagem, suas características e sua relação com os leitores. Também identificou
quem são os autores que produzem sobre livro de imagem na área de
Biblioteconomia no Brasil, quantos trabalhos sobre o livro de imagem foram
publicados nesta área e como os mesmos abordam o tema, incluindo sua definição e
propostas metodológicas para uso do livro de imagem. Além disso, a investigação
identificou as potencialidades de uso do livro de imagem na mediação da leitura
apontadas pelos autores, bem como realizou um levantamento de quais são os livros
de imagem mencionados nos trabalhos publicados. Conclui que, embora o livro de
imagem esteja presente dentro de alguns acervos, ele se torna invisível nas salas de
aula, nas bibliotecas e para os profissionais da educação, bibliotecários, auxiliares e
leitores. Este tema ainda é incipiente na área da Biblioteconomia, tendo em vista que
faz dez anos que foi publicado o primeiro trabalho encontrado e, posteriormente,
Wordless picture books are told entirely through their illustrations — they are books
without words. It is perceived that its relationship with the lectors takes place through
the interaction and reading of images generated from the construction of narratives
created by the images that are present . A series of sequels Wordless picture book is
an increasingly important resource for the development of visual reading, for children, young people, and adults. The general objective of this work is to analyze how the
Brazilian Librarianship treats the Wordless picture books in its academic production. A
bibliographic investigation allowed us to identify what is the Wordless picture books , his characteristics related to the readers. We also identified that we are the authors
who produce about Wordless picture books in the Brazilian Librarianship area , how
many works about Wordless picture books have been published in this area and how
we approach the topic, including its definition and methodological proposals for the
use of Wordless picture books . . In addition, the investigation identified the potential
use of the Wordless picture books in the mediation of the reading provided by the
authors, as well as a survey of which are the illustrated books cited in the published
works. This research concluded that Wordless picture books is present, within some
collections, it is invisible in classes, libraries and for education professionals, librarians, assistants and lectors. This topic is only incipient in the brazilian librarianship area, considering that the first work found was published a few years ago and later it was
only eight publicationsabout this theme.