Abstract:
Este estudo teve como objetivo investigar, por meio de revisão de literatura, as
estratégias de incentivo à leitura adotadas por bibliotecários escolares. O trabalho
abordou a importância da leitura, o papel da biblioteca escolar e do profissional
bibliotecário no incentivo à leitura. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como
uma revisão de literatura. A partir de buscas realizada na Base de Dados em Ciência
da Informação (BRAPCI) utilizando os termos “biblioteca escolar” e “incentivo à
leitura”, recuperou-se 757 documentos (universo da pesquisa), dos quais 30 foram
selecionados para análise (amostra da pesquisa). Os resultados demonstram a
importância de desenvolver práticas de incentivo à leitura nas bibliotecas escolares e
apontam estratégias que podem ser adotadas por bibliotecários(as) para estimular os
estudantes na criação/manutenção do hábito da leitura. Conclui-se que a hora do
conto foi a estratégia mais utilizada, com maior número de vezes citadas, logo que a
ação de contar histórias vem de geração em geração, e é uma ótima estratégia para
utilizar e incentivar a leitura.
This study aimed to investigate, through a literature review, the reading incentive
strategies adopted by school librarians. The work addressed the importance of
reading, the role of the school library and the librarian in encouraging reading. The
research methodology is characterized as a literature review. From searches
conducted in the Database on Information Science (BRAPCI) using the terms "school
library" and "reading incentive", 757 documents (research universe) were recovered,
of which 30 were selected for analysis (research sample). The results demonstrate the
importance of developing practices to encourage reading in school libraries and point
out strategies that can be adopted by librarians to stimulate students in the
creation/maintenance of the reading habit. It is concluded that the time of the tale was
the most used strategy, with the highest number of times mentioned, as soon as the
action of storytelling comes from generation to generation, and is a great strategy to
use and encourage reading.