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dc.contributor.author Dubois, Ananélia Meireles
dc.contributor.author Silverio, Andreia Pereira
dc.contributor.author Tolentino-Neto, Luiz Caldeira Brant de
dc.date.accessioned 2023-08-23T21:03:48Z
dc.date.available 2023-08-23T21:03:48Z
dc.date.issued 2017-12-19
dc.identifier.citation DUBOIS, A. M.; SILVERIO, A. P.; TOLENTINO-NETO, L. C. B. de. Educar para a sustentabilidade: Administração Pública Federal Brasileira em foco. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 34, n. 3, p. 55–71, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7113. Acesso em: 3 out. 2022. pt_BR
dc.identifier.issn 1517-1256
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11297
dc.description Artigo de periódico pt_BR
dc.description.abstract O artigo, por meio de estudo de caso exploratório e descritivo, apresenta o modo de implementação da sustentabilidade nas compras públicas de papel de três organizações públicas federais, e indica o caráter distintivo da educação nesse processo. É contextualizado o histórico da inserção do conceito nas discussões globais, e a importância da participação do Estado como indutor de novos padrões de consumo para a sustentabilidade. O arcabouço legal expõe sustentação normativa para as compras públicas. No entanto, o tratamento conceitual da sustentabilidade é referenciado como um dos obstáculos para a sua inserção efetiva nas compras públicas. A relevância do trabalho está na consideração de dados representativos do cotidiano organizacional público. Esses dados são indicativos da necessidade de uma educação participativa. pt_BR
dc.description.abstract The present article, through exploratory and descriptive case study, presents the means of implementation of sustainability in public acquisitions fro paper in three federal civil organizations, and indicates the distinctive character of education in the process. The history of insertion of that concept in global discussions is contextualized, as well as the importance of the State as a model for new standards in consumption. The legal background establishes directives for public purchases. However, the conceptual treatment of sustainability is referenced as an obstacle to its effective insertion in public purchases.The work’s relevance lies in the consideration of representative data from the routine of public organizations. These data are indicative of need for a participative education. pt_BR
dc.description.abstract El artículo, por medio de estudio de caso exploratorio y descriptivo, presenta el modo de implementación de la sostenibilidad en las compras públicas de papel de tres organizaciones públicas federales, y indica el carácter distintivo de la educación en ese proceso. Es contextualizado el histórico de la inserción del concepto en las discusiones globales, y la importancia del Estado como inductor de nuevos patrones de consumo para la sostenibilidad. El marco legal presentado expone sustentación normativa para las compras públicas. Sin embargo, el trato conceptual de la sostenibilidad es referenciado como uno de los obstáculos para su inserción en las compras públicas. La relevancia del trabajo está en la consideración de datos representativos del cotidiano organizacional público. Estos datos son indicativos de la necesidad de una educación participativa. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Administração Pública pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Public Administration pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Sostenibilidad pt_BR
dc.subject Administración Pública pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.title Educar para a sustentabilidade: Administração Pública Federal Brasileira em foco pt_BR
dc.title.alternative Educate for sustainability: Brazilian Federal Public Administration in Focus pt_BR
dc.title.alternative Educar para la sostenibilidad: Administración Pública Federal Brasileña en foco pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.14295/remea.v34i3.7113 pt_BR


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