Abstract:
Este trabalho tem como objetivo geral realizar uma análise comparativa, com uma
abordagem metodológica qualitativa, entre quatro materiais didáticos que foram
elaborados no Brasil para o ensino de português voltado a imigrantes e refugiados,
denominado Português como Língua de Acolhimento – PLAC (ANÇÃ, 2008;
GROSSO, 2010; AMADO, 2013; BARBOSA; SÃO BERNARDO, 2014; BARBOSA;
RUANO, 2016; SÃO BERNARDO, 2016; BULLA et alii, 2017; LOPEZ; DINIZ, 2018).
Essa área destina-se à pesquisa e ao ensino de português para imigrantes em
situação de vulnerabilidade, principalmente imigrantes de crise que não têm o
português como primeira língua. A pergunta de pesquisa que orienta a análise é a
seguinte: esses materiais didáticos são adequados metodologicamente e atendem às
necessidades do público (imigrantes e refugiados) a que são destinados? Ao observar
como os textos e as atividades se relacionam com as dimensões socioculturais da
realidade desses alunos, partimos de uma perspectiva baseada nos princípios da
Linguística Aplicada Crítica (PENNYCOOK, 1998; RAJAGOPALAN, 2003, MOITA
LOPES, 2006) em um trabalho que se propõe transformador, motivado politicamente
e capaz de realizar mudanças nas práticas sociais. A metodologia deste trabalho
consiste em uma pesquisa documental/bibliográfica, na busca de avaliar quatro
materiais didáticos voltados para o ensino do PLAC, quais sejam: Pode entrar (2015),
Portas abertas (2017), Passarela (2020) e o Vamos juntos/as (2020). Os resultados
apontam para diferenças nos materiais didáticos, quanto a: os temas de cada unidade
didática; os gêneros do discurso; o uso de textos autênticos; as concepções de
linguagem; os tipos de sequências de tarefas. Deseja-se com a realização desta
pesquisa contribuir com pesquisadores/as da área do PLAC que diariamente
produzem materiais relacionados ao ensino/aprendizagem do português para
imigrantes, assim como com o processo formativo de professores que atuam na área.
This work has the general objective of carrying out a comparative analysis with a
qualitative methodological approach between four teaching materials that were
developed in Brazil for teaching Portuguese aimed at immigrants and refugees, called
Portuguese as a Welcoming Language – PLAC (ANÇÃ, 2008; GROSSO, 2010;
AMADO, 2013; BARBOSA; SÃO BERNARDO, 2014; BARBOSA; RUANO, 2016; SÃO
BERNARDO, 2016; BULLA et alii, 2017; LOPEZ; DINIZ, 2018). This area is intended
for research and teaching Portuguese to immigrants in vulnerable situations, mainly
crisis immigrants who do not have Portuguese as their first language. The research
question that guides the analysis is the following: are these teaching materials
methodologically appropriate and do they meet the needs of the public (immigrants
and refugees) for which they are intended? By observing how texts and activities relate
to the sociocultural dimensions of these students' reality, we start from a perspective
based on the principles of Critical Applied Linguistics (PENNYCOOK, 1998;
RAJAGOPALAN, 2003, MOITA LOPES, 2006) in a work that proposes critical and
transformative, politically motivated and capable of making changes in social practices.
The methodology of this work consists of documentary/bibliographical research with a
qualitative approach, seeking to evaluate four teaching materials aimed at teaching
PLAC, namely: Pode Entrar (2015), Porta Aberta (2017), Passarela (2020) and the
Vamos Juntos/as (2020). The results point to differences in teaching materials,
regarding: the themes of each teaching unit; speech genres; the use of authentic texts;
the conceptions of language; the types of task sequences. The aim of carrying out this
research is to contribute to researchers in the PLAC area who daily produce materials
related to teaching/learning Portuguese for immigrants, as well as with the training
process of teachers who work in the area.