dc.contributor.advisor |
Machado, Carlos Roberto da Silva |
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dc.contributor.author |
Maia, Vânia Roseane Pascoal |
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dc.date.accessioned |
2024-02-01T00:05:55Z |
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dc.date.available |
2024-02-01T00:05:55Z |
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dc.date.issued |
2024-01-25 |
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dc.identifier.citation |
MAIA, Vânia Roseane Pascoal. Estudos da infância no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG: análises de dissertações do período de 1997-2012. 2014. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11370 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) |
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dc.description.abstract |
O referido trabalho buscou analisar as influências dos chamados Estudos da Infância nas dissertações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental PPGEA/FURG (2007-2012). O intuito foi compreender como os conceitos e concepções de tal estudo, frequentemente encontrados na produção acadêmica sobre a infância, têm sustentado interesses, definições e ações sobre Criança e Infância, a partir das dissertações desenvolvidas por estudantes do PPGEA. Assim, como metodologia de pesquisa, utilizou-se o Método Histórico e Dialético, tendo como referenciais teóricos, autores da Pedagogia Histórico- crítica, da Teoria Histórico-cultural, além de autores da Educação Ambiental Crítica. Dessa forma, um dos dados apontados pelo trabalho é o de que as pesquisas desenvolvidas no programa carregam influências diretas das teorias construtivistas e dos estudos pós-modernos, cujas estão presentes na concepção de criança e infância, nos conceitos usados durante as pesquisas, nas definições de como deveriam ser os espaços de educação infantil, na defesa encontrada sobre a postura do adulto nos processos relacionais, no que as pesquisadoras compreendem como papel da educação e do professor. Pode-se dizer que as pesquisas que se utilizam dos conceitos dos estudos da infância, levam em consideração o contexto em que as crianças estão inseridas, preocupando-se em descrevê-lo, apontar, algumas vezes, as necessidades e as demandas do referido lugar, mas ao mesmo tempo, a ênfase maior é colocada nas relações que acontecem nestes ambientes, principalmente nas ressignificações que as crianças conseguem fazer a partir do que seria para os estudiosos, a “cultura adulta”. Diante disto, defendi a necessidade de um trabalho articulado com as concepções da pedagogia histórico-crítica, que entenda a importância de uma escola preocupada em instrumentalizar e oportunizar as crianças, filhas de trabalhadores, o acesso ao conhecimento socialmente elaborado, para além de práticas alienantes e fetichizadas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
That study sought to assess the influence of so-called childhood studies dissertations developed in the Graduate Program in Environmental Education - PPGEA / FURG . The aim was to understand how the concepts and principles of such a study , often found in academic literature about childhood , as well as courses in pedagogy and school practices have been articulated by researchers at PPGEA in their research . To fundamentarmos research , we use the referential anchored in a perspective of historical and dialectical materialism , as the authors of the Historical- Critical Pedagogy , the Historic-Cultural Theory , Critical Environmental Education beyond . One of the data pointed to by the study is that the research developed in the program carry direct influences of constructivist theories and postmodern studies , which are present in the conception of the child and childhood , the concepts used during searches in the settings as they should be the spaces of childhood education, advocacy found on the posture of the adult in relational processes , in that the researchers understand how the role of education and teacher . You could say that research that use the concepts of childhood studies , take into account the context in which children are inserted , worrying to describe it , point , sometimes the needs and demands of this place but at the same time, greater emphasis is placed on the relationships that occur in these environments, especially the re-significations that children can make from it would be for scholars , the " adult culture " . Given this, advocated the need for an articulated conceptions of pedagogy historical-critical work, who understands the importance of a caring school and equip oportunizar children access to socially produced knowledge , apart from alienating practices and fetishized. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Infância |
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dc.subject |
Pedagogia Histórico-crítica |
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dc.subject |
Psicologia Histórico-cultural |
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dc.subject |
Estudos da infância |
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dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Childhood |
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dc.subject |
Pedagogy Historical -criticism |
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dc.subject |
Historic-Cultural Psychology |
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dc.subject |
Childhood Studies |
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dc.subject |
Environmental Education |
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dc.title |
Estudos da infância no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da FURG: análises de dissertações do período de 1997-2012 |
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dc.type |
masterThesis |
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