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dc.contributor.advisor Garcia, Narjara Mendes
dc.contributor.author Neves, Gabrielle Lopes das
dc.date.accessioned 2024-02-05T12:49:01Z
dc.date.available 2024-02-05T12:49:01Z
dc.date.issued 2024-01-29
dc.identifier.citation NEVES, Gabrielle Lopes das. Esse lugar aqui é a Ilha, é a Marambaia (...) eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta": as Infâncias e a Educação Ambiental na Escola de Ilha. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11390
dc.description Dissertação (mestrado) pt_BR
dc.description.abstract A proposta investigativa surge enquanto projeto de dissertação do Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental – PPGEA da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Inquietações sobre a formação de professores e sobre as Escolas do Campo na Ilha dos Marinheiros no município de Rio Grande/RS mobilizaram o seguinte objetivo: compreender como uma Escola do Campo na Ilha dos Marinheiros, a partir das categorias da Educação Ambiental: pertencimento, participação e lugar, constitui-se enquanto espaço formativo através dos olhares das crianças e dos(as) professores(as). Este estudo corresponde à necessidade de ampliar e qualificar o diálogo e a reflexão sobre territórios invisibilizados pelas produções teóricas, tendo como foco a perspectiva das crianças no lugar. Ao encontro dos resultados, deparamo-nos com uma escola que, através das práticas, das ações e dos projetos, mobiliza a integralização da Educação Ambiental no cotidiano escolar, garantindo a participação e o pertencimento das crianças e das famílias ao lugar. A pesquisa foi realizada em uma escola na Ilha dos Marinheiros, contemplando o período de março a novembro de 2019, a permanência na escola teve embasamento teórico metodológico na Inserção Ecológica. Os registros desta inserção foram feitos em Diário de Campo e gravação de áudio. Participaram da pesquisa 01 professora da escola e quinze crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O diálogo com a docente mobilizou novas impressões sobre a Educação Ambiental e a Escola do Campo, os resultados encontrados apontam para participação da instituição em projetos de Educação Ambiental na escola e em outros contextos, já a pesquisa com as crianças reúne narrativas sobre o ser estar das crianças na Ilha dos Marinheiros – Rio Grande/RS. As categorias que emergiram na pesquisa com crianças apontam para duas categorias: Lugar: Ilha na perspectiva das crianças e as Culturas Infantis das Infâncias de Ilha, e as conclusões nos mostram a necessidade de ampliar conceitos já estabelecidos, dando espaço para o surgimento de novas significações à escola e às Infâncias. Nesse sentido, Escola de Ilha e Infâncias de Ilha surgem enquanto possibilidades criadoras e transformadoras do espaço-tempo da Ilha dos Marinheiros. pt_BR
dc.description.abstract The investigative proposal arises as a dissertation project of the Environmental Education Postgraduate Program – PPGEA, from the Federal University of Rio Grande - FURG. Concerns about the teachers training and about Field Schools on Ilha dos Marinheiros in Rio Grande/RS Municipality mobilized the following objective: Understand how a Field School on Ilha dos Marinheiros, from the categories of Environmental Education: belonging, participation and place, is constituted as a formative space through the eyes of children and teachers. This study corresponds to the need to expand and qualify the dialogue and reflection on territories made invisible by theoretical productions, focusing on the perspective of children in the place. In order to meet the results, we came across a school that, through practices, actions and projects, mobilizes the integration of Environmental Education in the school routine, ensuring the participation and belonging of children and families to the place. The research was accomplished in a school on Ilha dos Marinheiros, covering the period from March to November 2019; the permanence in the school had a theoretical and methodological basis in the Ecological Insertion. The insertion records were made in a field diary and audio recording. A school teacher and fifteen children from kindergarten and elementary school participated in the research. The dialogue with the teacher mobilized new impressions about Environmental Education and Field School. The found results point to the institution’s participation in Environmental Education projects at school and in other contexts, the research with children already brings together, the narratives about being of children on Ilha dos Marinheiros- Rio Grande/RS. The research emerged categories with children point to two categories: Place-Island from the perspective of children and Children's Cultures of Island Childhoods. The conclusions show us the need to expand already established concepts, giving space for the emergence of new meanings for the school and the Childhoods. In this sense, Island school and Island Childhoods, emerges as a creative and transforming possibility of the space-time of Ilha dos Marinheiros. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Escola de Ilha pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Lugar pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Island school pt_BR
dc.subject Field school pt_BR
dc.subject Place pt_BR
dc.subject Childhood pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.title Esse lugar aqui é a Ilha, é a Marambaia (...) eu tomo banho de praia, planto semente, um monte de fruta": as Infâncias e a Educação Ambiental na Escola de Ilha. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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