Abstract:
Esta dissertação revela o trabalho realizado com vistas à conclusão do mestrado em Educação Ambiental no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande. Propôs-se, a partir das observações emergentes da vivência em uma cooperativa de reciclagem, no município de Pelotas - RS, com base na atividade de catação de lixo, compreender a abordagem socioambiental da realidade dos indivíduos socialmente envolvidos no ambiente de catação e reciclagem, tendo como referência de análise os referenciais de Marx (2011b, 2017), Freire (1987, 2018), Loureiro (2007), Layrargues (2012), dentre outros. A pesquisa se configura como um estudo do tipo etnográfico, utilizando como metodologia o acompanhamento da rotina de trabalho dos sujeitos-catadores colaboradores da COOTAFRA, em Pelotas, RS. A coleta de dados aconteceu por meio de observação-participante e registro em caderno de campo. Pela natureza de abordagem e tratamento de dados, a pesquisa teve caráter qualitativo. Encontrou-se como resultado das análises que existem diversas formas dos sujeitos de encarar a sua realidade, estando condicionados à alienação e à precarização do seu trabalho. Observou-se também que quanto à educação e consciência ambiental, os mesmos se encontravam, em sua maioria, em uma visão pragmática.
This essay reveals the work done in order to achieve the Master's Degree in Environmental Education at the Graduate Program in Environmental Education of the Federal University of Rio Grande. From observations emerging from the experience in a recycling cooperative in the city of Pelotas - RS and based on the garbage collection activity, it was proposed to comprehend the socio-environmental approach to the reality of socially involved individuals in the collection and recycling environment, having as reference for analysis Marx (2011b, 2017), Freire (1987, 2018), Loureiro (2007), Layrargues (2012), among others. The research configures as an ethnographic study and utilizes monitoring of the work routine of COOTAFRA's collaborators subject pickers in Pelotas, RS. The data collection happened through participant observation and registry in a field journal. By the nature of the approach and data processing set out, the research had a qualitative character. As the result of the analysis it was found that there are several forms for the subjects to face their reality, conditioned to the alienation and precariousness of their job. Regarding education and environmental consciousness it was also observed that they were mostly in a pragmatic view.